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Amália Rodrigues teve uma casa de férias aqui perto, sobranceira à praia que se chama, precisamente, “da Amália”, e ia muitas vezes jantar ao único restaurante que então havia no Brejão, o do Senhor Pacheco. Por isso, não é de estranhar que o artista Ivo Santos, que assina como Smile, esteja a criar, durante o mês de Agosto, quatro murais de arte pública no Brejão, freguesia de São Teotónio, dedicados ao percurso artístico e de vida da fadista.

Esta iniciativa, promovida pelo Município de Odemira, com o apoio da Fundação Amália e da Associação Cultural e de Desenvolvimento Económico Social do Brejão, insere-se na iniciativa “Odemira recorda Amália”, um evento evocativo e de homenagem à fadista, que vai decorre durante o mês de Outubro.

Ao longo do mês de Agosto, o artista Smile estará a trabalhar em quatro murais em empenas de edifícios na localidade do Brejão, que irão relatar a evolução da vida e obra de Amália Rodrigues, desde a sua juventude, até ao final da sua carreira, retratando também a paixão da fadista por esta localidade.

«Com esta intervenção de arte pública, o rosto de Amália Rodrigues passará a fazer parte duradoura da paisagem da localidade do Brejão, de modo a transmitir a quem por lá passa que Amália Rodrigues acarinhou o concelho de Odemira, da mesma forma que a fadista foi acarinhada a população local, em especial a da localidade do Brejão», salienta a Câmara odemirense.

Ivo Santos nasceu em Lisboa em 1985. Desde muito novo, interessou-se pelo desenho, impulsionado pela sua mãe, mas foi através de dois primos que o interesse se transformou em paixão.

Na década de 90, descobre o amor pela Cultura Hip Hop, abraçando o graffiti como vertente a seguir. No ano 2000, arrisca pela primeira vez a pintura a spray, no ano seguinte, regressa às ruas, demonstrando imediatamente o seu talento, vencendo o Concurso de Graffiti de Odivelas em 2002. A partir daí, surgem diversas intervenções.

A decisão de profissionalizar a sua arte trouxe-lhe trabalhos para entidades tão distintas como a Nissan, Mc Donald’s, Billabong, Red Bull, entre muitas outras, bem como o patrocínio da LRG Clothing e DVS Shoes.

O ponto alto da sua atividade como artista urbano obteve-o em 2013, quando a sua intervenção na empena de um edifício em Loures, retratando um jovem com uma história médica complicada, gerou uma onda de solidariedade mediática, que resultou na resolução do problema. O mural do “Bartolo” ficará para sempre referenciado como um case study de como a arte urbana pode ajudar a resolver dramas sociais.

Com esta iniciativa, o Município de Odemira pretende manter viva a memória desta grande figura da cultura nacional e a ligação que Amália Rodrigues manteve com o concelho de Odemira ao longo da sua vida, sendo exemplo disso a criação do Posto Médico do Brejão, para a qual a fadista destinou, em testamento, uma parte dos rendimentos da Fundação Amália Rodrigues para a sua concretização.

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