Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Fotografia de Vítor Pina, na exposição «A procissão em honra de Nossa Senhora dos Navegantes, na Culatra»

A Tertúlia Algarvia, restaurante e espaço cultural na Vila-Adentro de Faro, vai receber, ao longo de 2018, o ciclo de exposições «The sardine photo experience», que tem a sardinha como objeto de atenção e que aborda temas específicos: a pesca da sardinha no Algarve, a indústria conserveira, as sardinhadas e as procissões marítimas dos pescadores.

«Cada tema específico é fotografado autonomamente por diversos fotógrafos, tendo em vista obter distintos olhares sobre o mesmo assunto», explica a organização.

O primeiro capítulo deste ciclo decorre de 25 de Janeiro a 8 de Março. Intitula-se «A procissão em honra de Nossa Senhora dos Navegantes, na Culatra» e apresenta fotos captadas por Vítor Pina.

«The sardine photo experience» é um projeto documental e coletivo, promovido pelos Encontros de Fotografia de Lagoa (ENFOLA) e coordenado por Nuno de Santos Loureiro.

«O projeto fotográfico estruturou-se, estabeleceu vários temas e convidou diversos fotógrafos a registá-los em trabalhos de autor. José Carlos Carvalho, Luís Torres, Filipe da Palma, Vitor Pina, Bruno Filipe Pires e Nuno de Santos Loureiro fotografaram e criaram breves sequências de imagens que mostram e perpetuam o modo como cada um olhou, sentiu e registou um universo muito especial», explicam os organizadores.

O projeto «The sardine photo experience» é também um tributo multifacetado à sardinha (Sardina pilchardus), peixe indissociável da história e do presente dos algarvios e da sua região. «A faina, as traineiras (e outras embarcações) e os pescadores, a indústria conserveira e os enlatados (e a arquitetura fabril), a sardinha assada (e o sal e o carvão) são traços essenciais no Algarve. Como também o são a fé e as manifestações religiosas dos homens do mar…»

O primeiro fotógrafo a mostrar o seu trabalho é Vítor Pina, que nasceu em Lisboa a 8 de Outubro de 1975.

Ainda criança vem viver para Portimão com os pais. Mais tarde, instala-se em Faro, onde frequenta a licenciatura e o mestrado em Arquitetura Paisagista, na Universidade do Algarve. Atualmente, é fotógrafo profissional e arquiteto paisagista.

Começa a dedicar-se à fotografia em 2008, explorando diversas temáticas, entre as quais a da fotografia de paisagem, mas rapidamente ganha um gosto especial pela fotografia de rua. Os registos a preto e branco tornaram-se, então, fundamentais na sua linguagem de autor.

Vítor Pina participa em diversos concursos, tendo sido vencedor da oitava edição do Prémio Reflex «Talento. Todos Contam», promovido pela Associação CAIS e pelo Novo Banco, em 2014/15. A sua foto foi capa da edição da Revista Cais, em Outubro desse ano.

A série fotográfica «Chinchorro», sobre a pesca artesanal na Meia-Praia, Lagos, dá-lhe a oportunidade de realizar uma exposição itinerante em 2015.

Nesse mesmo ano, Vítor Pina é convidado pelos Encontros de Fotografia de Lagoa (ENFOLA) para participar no «Algarve Photo Fair», acabando por vencer o concurso de fotografia «Terra Algarvia».

Ainda em 2015, recebe uma menção honrosa no concurso internacional de fotografia «Urban Photographer Of The Year», vendo a sua foto selecionada para o livro do evento.

Com o projeto «Algarvios», com curadoria de Nuno de Santos Loureiro, abre a 3ª edição dos Encontros de Fotografia de Lagoa, com uma exposição semestral no Parque Municipal do Sítio das Fontes.

Além de ter sido reconhecido pela comunicação social, o projeto esteve em exposição no Algarve Design Meeting, em Faro, e na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

Com a série fotográfica «A procissão em honra de Nossa Senhora dos Navegantes, na ilha da Culatra», que se apresenta agora na Tertúlia Algarvia, é convidado a integrar a “The Sardine Photo Experience”.

Nestes últimos três anos, Vítor Pina tem tido contribuições fotográficas e destaques em revistas e semanários regionais, orientando mensalmente um photowalk – o «Loulé Street Photography» -, em parceria com o Loulé Criativo.

sulinformacao

Também poderá gostar

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Sul Informação

As “passinhas do Algarve” na seca de 1875, ou o retrato social e económico da região – Olhão, Faro, Vila Real de Santo António e Alcoutim

Os efeitos da seca não eram, em Olhão, diferentes dos outros concelhos do litoral

Sul Informação

Nova produtora dá primeiros concertos em Faro com promessa de grande evento em 2018

A Sons da Frente é uma nova produtora de eventos que se apresenta hoje,