A aldeia algarvia do Ameixial, situada no interior da Serra do Caldeirão, recebe a partir de hoje e até sábado a nona edição do Festival de Didgeridoo FATT, dedicado àquele instrumento de sopro.
Esta é a nona edição do evento organizado pela Associação Portuguesa de Didgeridoo com o apoio da autarquia de Loulé.
“Junta-te à Tribo!” é o mote do festival, cujo programa inclui masterclasses com conceituados tocadores de didgeridoo, artesanato, artes circenses e música.
O festival abre esta noite com performances de fogo e “jam sessions”, mas as principais atuações decorrem a partir de sexta-feira com RAMM, Zalem & Yshar, Marcos Andréu, Jonathan Cope, T3KA, Allatantou Dance e O Som da Terra.
Os visitantes podem ainda participar noutras atividades que vão ser promovidas como workshops de danças africanas, construção de didgeridoos, canto difónico, danças tribais ou iniciação ao djembé e ao berimbau de boca.
Em 2010 este festival foi considerado um dos melhores eventos de didgeridoo da Europa, destacando-se também pela suas práticas ecológicas, através da promoção do uso de produtos naturais e reutilizáveis.
O didgeridoo é um instrumento de sopro típico da cultura Yolnu aborígene australiana e tem vindo a ganhar cada vez mais praticantes e apreciadores nos últimos anos.