Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A praia do Carvalhal, no litoral do concelho de Odemira, perdeu recentemente a Bandeira Azul e a Bandeira de Praia Acessível devido ao «súbito e intempestivo encerramento do bar e apoio de praia», antes do fim da época balnear, que acontece dia 15 de setembro, revelou a autarquia.
 
A qualidade da praia e das condições de fruição pelos veraneantes ficaram «condicionadas e prejudicadas», uma vez que «o concessionário encerrou o bar de apoio e respetivas instalações sanitárias, suspendeu a limpeza do areal e não assegurou a presença de nadadores-salvadores, condições da sua responsabilidade, previstas em sede de licença de utilização emitida pela ARH – Administração Regional Hidrográfica».
 
Tendo em conta que não estavam a ser cumpridos todos os critérios da Bandeira Azul, nomeadamente no que diz respeito às instalações sanitárias, o Município de Odemira procedeu ao arrear da Bandeira Azul 2011 e da Praia Acessível na Praia do Carvalhal, no dia 9 de Setembro, em articulação com a ARH, ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa e Capitania do Porto de Sines.
 
Município e a Capitania do Porto de Sines garantiram vigilância

As condições de segurança para os banhistas foram, porém, asseguradas, uma vez que o Município e a Capitania do Porto de Sines garantiram a vigilância da praia até ao final da época balnear.

Para além dos dois nadadores-salvadores, a Capitania de Sines reforçou o dispositivo naquela praia com uma viatura  todo-o-terreno, operada por dois Fuzileiros com o curso de NS.

«Para as duas entidades, o custo da vigilância não se questionou face à exigência de segurança para os utilizadores da praia», disse a Câmara de Odemira.
 
O Município lamenta o sucedido, que «lesou a fruição de uma das mais carismáticas praias do concelho, não só pela segurança, higiene e qualidade, como pela imagem e impacto em termos turísticos».

A Praia do Carvalhal, na freguesia de S.Teotónio, é das mais frequentadas do concelho, não só pela beleza paisagística, como pela qualidade do areal e água balnear.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Música e teatro animam Almograve, Milfontes e Zambujeira do Mar durante o Verão

Música, desde o cante alentejano ao jazz, e teatro são algumas das propostas de

Sul Informação

Hotéis algarvios estão mais caros no Verão de 2017

Os hoteleiros algarvios esperam aumentar os preços por quarto no Verão de 2017, mas

Sul Informação

Novo terminal vai poupar «dificuldades» ao Aeroporto de Faro «por bons anos»

«Não vamos ter dificuldades por bons anos», assegurou aos jornalistas o diretor do Aeroporto