Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O mês de agosto teve um baixo índice meteorológico de risco de incêndios florestais, revelou o Instuito de Meteorologia.

A variação anual do risco de incêndio está fundamentalmente ligada à variação das condições meteorológicas, designadamente dos valores da temperatura, humidade, vento e precipitação, explica o IM.

O índice de risco de incêndio florestal, previsto e registado pelo Instituto de Meteorologia para agosto, no território do Continente foi inferior aos valores médios dos últimos 10 anos.

Este facto esteve associado às condições meteorológicas que afetaram o Continente, responsáveis pela ocorrência de curtos períodos de tempo quente e seco e de alguma precipitação.

O maior número de incêndios registados em agosto e a maior área ardida, nomeadamente na Região Norte e na Beira Alta, coincidiram com os valores mais elevados do risco.

A quantidade de carbono equivalente libertada pelos incêndios florestais em agosto foi estimada pelo Instituto de Meteorologia em cerca de 120 000 toneladas, fundamentalmente emitidas nos períodos de 8 a 13 e de 15 a 20.

Esta análise mensal carateriza o agosto em termos de condições meteorológicas associadas ao risco de incêndios florestais e resume os resultados das atividades de vigilância e previsão de índices de risco neste domínio, do Instituto de Meteorologia, em apoio à prevenção e combate aos incêndios florestais.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Primeiros 20 dias de Junho tiveram temperaturas «muito superiores aos valores normais»

Os primeiros 20 dias do mês de Junho têm sido caracterizados por «valores altos

Sul Informação

Caixa Geral de Depósitos cria conta solidária de apoio às vítimas do incêndio de Pedrógão Grande

A Caixa Geral de Depósitos abriu uma conta de apoio às vítimas do incêndio

Sul Informação

Governo decreta três dias de luto nacional em memória das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande

O Conselho de Ministros aprovou um decreto que declara luto nacional durante três dias,