Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Radar Meteorológico

O Instituto de Meteorologia já disponibiliza avisos de radar meteorológico em Nowcasting relativos a granizo, precipitação forte (de tipo estratificado e convectivo), wind shear, tempo severo e fenómenos de tipo downburst.

No domínio do diagnóstico e previsão do estado do tempo a muito curto prazo (Nowcasting), o IM diz que parte da sua estratégia «assenta na geração de um conjunto de produtos de aviso, exclusivamente baseados em observação com radar, e sua disponibilização em tempo real aos meteorologistas previsores».

Estes produtos, disponíveis em ambiente de previsão operacional, constituem, segundo o IM, «uma importante ferramenta para sustentar decisões técnicas, com impacte direto na salvaguarda de vidas e bens».

O aviso de granizo identifica áreas onde esteja a ocorrer queda de granizo ou onde esta possa vir a ocorrer num período de 10 minutos após a emissão do aviso.

O aviso de precipitação forte identifica áreas onde esteja a ocorrer precipitação forte acima de um certo limiar, efetuando igualmente a distinção entre regimes estratificados (precipitação contínua) e regimes convectivos (precipitação intermitente).

Pela persistência dos avisos numa dada região, sinaliza áreas onde episódios de cheia repentina possam estar a ocorrer ou vir a ocorrer a curto prazo.

Por seu lado, o aviso de wind shear identifica áreas onde estejam a ocorrer ou possam vir a ocorrer num período curto, circulações intensas de pequena escala espacial, ou seja, fenómenos de vento forte a uma escala essencialmente local.

O aviso de tempo severo (com dois níveis de intensidade), identifica células convectivas susceptíveis de estar a produzir ou vir a produzir a curto prazo, fenómenos de tempo severo.

O aviso de downburst, como o nome sugere, identifica áreas onde este fenómeno de vento forte esteja a ocorrer ou possa vir a ocorrer a curto prazo.

Brevemente, entrarão em exploração operacional mais produtos de aviso, «no sentido de tornar mais robusta esta ferramenta de apoio à previsão».

O IM revela que entre esses produtos,  destacam-se o aviso de convecção severa e o de diagnóstico diferenciado de granizo/saraiva.

Num futuro próximo, deverá igualmente entrar em exploração operacional um produto que visa detetar, de forma mais precoce e rigorosa, células convetivas associáveis a fenómenos de vento forte à escala local.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Primeiros 20 dias de Junho tiveram temperaturas «muito superiores aos valores normais»

Os primeiros 20 dias do mês de Junho têm sido caracterizados por «valores altos

Sul Informação

Maio foi mês «extremamente quente» em Portugal continental, com a seca a agravar-se

O mês de Maio, em Portugal continental, foi «extremamente quente» em relação à temperatura

Sul Informação

Abril de 2017 foi o o 5º mês de Abril mais quente desde 1931

O mês de Abril de 2017 em Portugal Continental foi «extremamente quente e extremamente