Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Assembleia de freguesia do Parchal, no concelho de Lagoa, aprovou a moção apresentada pelo Bloco de Esquerda, em defesa da água pública.

Com os votos favoráveis do Bloco de Esquerda, do Partido Socialista e uma abstenção do Partido Social Democrata, foi aprovado por maioria, o documento apresentado pelos bloquistas, que defende a água como «um bem e um serviço público, com garantias ao seu acesso para todos e todas e ainda como um direito de cidadania».

Jorge Ramos, eleito pelo BE à Assembleia de Freguesia do Parchal, defendeu que dois documentos essenciais para a luta pela defesa da água como um bem público comum, a declaração Ecuménica, documento subscrito por várias religiões, e a declaração da década internacional da água (2005-2015) pela ONU, são importantes argumentos para considerar que a água nunca poderá vir a ser privatizada.

“A água é um bem fundamental para a vida. Sem água não há vida. Ter acesso ou não ter acesso à água significa decidir sobre a vida e a morte do povo”, acrescentou

No documento apresentado pelos bloquistas pode ler-se que Portugal ratificou as “Diretrizes Voluntárias para o direito à alimentação” da FAO em Novembro de 2004, em que a água é tratado como um bem público e também a ONU, a define como “o direito a uma alimentação adequada “, no artigo 25º da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

À parte desta iniciativa, circula uma petição pelo “não” à privatização da água e recentemente, o grupo parlamentar do BE apresentou a proposta de referendo nacional à privatização da empresa Águas de Portugal, tendo esta sido chumbada pelos partidos da coligação PSD/CDS-PP.

“A água deve ser colocada ao serviço da vida e esta realidade não será assegurada por uma empresa que visa só, e apenas a obtenção de lucros” rematam os bloquistas de Lagoa.

sulinformacao

Também poderá gostar

banho de mar ferragudo (4)

310 pessoas foram “ao banho” em Ferragudo

310 pessoas, um «número recorde», participaram, esta segunda-feira, 1 de Janeiro, no XII Banho

Sul Informação

Autoridade Marítima põe mais “olhos” na costa algarvia para aumentar segurança

Não foi preciso equipamento especial nem de última geração, nem sequer um investimento avultado,

Sul Informação

“Habemus” rotundas novas na EN125 em Lagoa!

As duas novas rotundas na EN125, em Lagoa, estão finalmente prontas e com trânsito