A Companhia de Teatro do Algarve ACTA apresenta o espetáculo “Ardente – Memorial para Pedro e Inês de Portugal”, de Leszek Mądzik, no próximo dia 14 de outubro no Festival Internacional de Teatro de Lublin e no dia 21 de Outubro no Festival de Teatro de Opole, ambos na Polónia.
A ACTA convidou o criador polaco Leszek Mądzik para trabalhar num espetáculo sobre o tema de Pedro e Inês.
Leszek Mądzik escreveu: “Cheguei a Alcobaça. Aqui, no templo dos monges de Cister, reparo nos dois túmulos. A fria pedra branca une-os com misteriosos laços. Os catafalcos parecem dois leitos coroados com dois corpos de pés virados um para o outro. Sugerem que no momento da ressurreição virão a unir-se num amplexo. O desejo de permanecerem juntos após a morte – Até ao Fim do Mundo – vem da grande força do seu amor. (…) Eu quero chegar ao princípio deste amor marcado pelo drama, pelo êxtase e pelo ardente sentimento de desejo entre estes dois jovens. (…) Penso por imagens e com imagens vou contar esta história”.
O espetáculo conta com a interpretação de Bruno Martins, Carlos Pereira, Glória Fernandes, Liza Veiga, Luís de A. Miranda, Luís Manhita, Tânia Silva e Zé Alegre; música de Zé Eduardo e execução plástica de Tó Quintas.
Tem a duração de 60m, sem intervalo, e é indicado para maiores de 12 anos.
A digressão da peça “Ardente – Memorial para Pedro e Inês de Portugal” na Polónia, no mês de outubro, passará pelo Festival Internacional de Teatro de Lublin, no dia 14, às 20h00, e pelo Festival de Teatro de Opole, no dia 21, às 20h00.
Foto de: Ana d’Almeida