Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A época desportiva profissional do ciclismo português terminou ontem, como é tradição, em Tavira, com mais um Festival de Pista. A partir das 15h30 e até ao cair da noite o recinto foi-se compondo de público, que seguia atentamente as diversas provas.

Samuel Caldeira, homem da casa, foi o vencedor do dia. Venceu a prova de eliminação masculina, venceu a prova rainha do dia, as 100 voltas, e venceu ainda o prémio monetário mais chorudo: 500 euros, por uma meta volante durante as 100 voltas.

Outra algarvia, já reconhecida no ciclismo de estrada e no BTT, Irina Coelho, venceu a prova feminina, de 30 voltas, mas desta vez com uma camisola do Ouriquense.

A meio da tarde, houve uma pausa para cerimónias, homenagens e despedidas. A cidade, a Câmara Municipal e o Clube de Ciclismo de Tavira celebraram uma vez mais a vitória de Ricardo Mestre na recente edição da Volta a Portugal.

Por outro lado, Cândido Barbosa veio a Tavira para a última corrida da sua longa carreira ciclística. Foi alvo de uma homenagem, e Rogério Teixeira, presidente da Associação de Ciclismo do Algarve, não deixou de recordar o ano em que o foguete da Rebordosa ganhou todas as etapas da Volta ao Algarve.

O presidente da Câmara de Tavira Jorge Botelho mostrou também ser um amigo da modalidade. Reconheceu a dedicação do CCT e o prestígio que o clube dá ao concelho, e garantiu o máximo empenho da autarquia para a difícil tarefa que a direção do CCT tem em mãos: assegurar um orçamento adequado para 2012.

Para lá de tudo isso, as 100 voltas à pista, que acabaram ao anoitecer, entusiasmaram fortemente o público. As muitas metas volantes, sempre com prémios monetários oferecidos por empresas e pessoas da região, causaram suspense e muitas palmas, e o CCT mostrou estar ainda em forma, ao levar Samuel Caldeira à vitória, depois de mostrar as camisolas de Ricardo Mestre e também Nelson Vitorino.

 

Veja também a Galeria Fotográfica do Festival de Pista de Tavira, noutro local deste site (fotos de Nuno Loureiro)

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

As “passinhas do Algarve” na seca de 1875, ou o retrato social e económico da região – Loulé e Tavira

Numa altura em que a seca se agrava em Portugal continental, com cerca de

Sul Informação

Brincos, t-shirts ou bases de copos ajudam ao restauro das igrejas de Tavira

T-shirts, bases de copos, brincos, ou ímanes inspirados nas igrejas de Tavira. Estes são

Sul Informação

Moçoilas regressam às origens para “devolver” música tradicional ao interior do Algarve

É um círculo vicioso. As Moçoilas foram buscar à Serra as músicas tradicionais algarvias