O «Caminho da Vigia», de João Luís Gonçalves, é apresentado na livraria Leya no Pátio este sábado, 15 de outubro, às 17h00.
A apresentação estará a cargo de Valério Bexiga, conceituado advogado, autor, e homem de cultura.
João Luís Gonçalves, natural da Madeira, é atualmente Procurador da República em Loulé. Participou em missões das Nações Unidas em Timor-Leste, e tem mais de dez livros publicados, dois deles prefaciados por Xanana Gusmão e D.Ximenes Belo.
Assinou várias peças de teatro, sendo que uma delas, Jus ou a Solidão da Justiça, sobre a realidade dos reclusos na Cadeia de Faro, subiu ao palco do CAPa, Centro de Artes Performativas, em Faro, pela mão do grupo te-Atrito.
No Caminho da Vigia o autor descreve histórias de “sonhos e lágrimas da emigração e da guerra do ultramar”, vivências da sua infância, pois, quase toda a sua família emigrou, incluindo o seu pai e dois irmãos para “fugir” à guerra e à vida dura do campo.
O livro aborda a hipocrisia e contradições do governo fascista, sobre a justificação e moral da guerra, assim como reflete a distância entre a justiça formal dos senhores juízes e o sentimento de justiça do povo simples: “As pessoas do caminho da Vigia nunca leram o Código Penal, mas sabem distinguir o que é injusto”!…