No âmbito do Dia Mundial da Artrite, que se celebrou a 12 de outubro, a BEBÉ VIDA, banco familiar de criopreservação de células estaminais do sangue do cordão umbilical, recorda que as células estaminais do cordão umbilical podem ser úteis no tratamento da artrite reumatóide, de acordo com uma investigação recente da Universidade de Pequim, publicada na revista “Arthritis Research and Therapy”.
Diversas experiências com animais e in vitro têm demonstrado que as células estaminais mesenquimais extraídas do sangue do cordão umbilical podem eliminar a inflamação e atenuar a artrite induzida por colágenio.
“As células estaminais mesenquimais possuem propriedades imunomodulatórias e anti-inflamatórias, tendo sido já aplicadas na transplantação hematopoiética alogénica, em particular no tratamento da doença do enxerto contra o hospedeiro. As células mesenquimais podem ser encontradas na medula óssea, sendo que uma excelente fonte de células estaminais mesenquimais é constituída pelo tecido de cordão umbilical, devidamente processado e criopreservado. As propriedades antiinflamatórias e imunomodulatórias destas células tornam-nas candidatas possíveis para o tratamento de patologias do foro auto-imune, tal como a artrite reumatóide”, explica Marika Bini Antunes, diretora clínica do Laboratório BEBÉ VIDA.
Segundo Sílvia Martins, administradora do Laboratório BEBÉ VIDA, “as terapêuticas tradicionais para a artrite reumatóide têm-se revelado um peso colossal para os serviços de saúde em todo o mundo e o controlo não pode ser feito sem medicação a longo prazo, por isso, a esperança da descoberta de uma terapia mais eficaz para a artrite será muito bem-vinda“.
Muitas pessoas com doenças reumáticas são incapazes de trabalhar devido à falta de compreensão para as suas necessidades, dificuldade de acesso a tratamentos adequados e a serviços que poderiam apoiá-los.
Para mais informações, consulte www.bebevida.pt
A Artrite Reumatóide
A artrite define-se como uma inflamação das articulações, que causa dor, tumefacção, rigidez matinal e dificuldade na mobilização das articulações afetadas.
A artrite reumatóide é uma doença reumática sistémica e a forma mais comum de artrite. Em Portugal, a artrite reumatóide afeta mais de 40 mil pessoas, sendo que as mulheres entre os 30 e os 50 anos são as grandes vítimas desta doença.
Sobre a BEBÉ VIDA
A BEBÉ VIDA é um banco familiar 100% português que disponibiliza o serviço de criopreservação das células estaminais do sangue do cordão umbilical e de conservação do fragmento do cordão umbilical para utilização familiar.
O Laboratório Bebé Vida é autorizado pelo Ministério da Saúde, através da ASST (Autoridade para o Serviço do Sangue e da Transplantação) com o certificado BT 2011/04, certificada pela Qualidade pela Bureau Veritas e distinguida com o estatuto de PME Líder em 2010 pelo IAPMEI.