Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O presidente da Assembleia Municipal de Albufeira Carlos Silva e Sousa foi nomeado cônsul honorário da República da Lituânia no Algarve. A cerimónia oficial decorreu na tarde de ontem, na presença do embaixador daquele país e de outras entidades oficiais.

O salão nobre dos Paços do Concelho acolheu, na tarde de 13 de outubro, a receção oficial do embaixador da República da Lituânia em Portugal, Algimantas Rinkunas, que se deslocou ao concelho para inaugurar o Consulado daquele país báltico no Algarve, localizado em Albufeira.

A cerimónia contou com a presença do presidente da autarquia albufeirense Desidério Silva, do recém nomeado cônsul honorário da República da Lituânia no Algarve Carlos Silva e Sousa e seus cômpares da Áustria, Canadá, Polónia, Roménia e Angola, entre outras individualidades e empresários da região.

A Carta Patente, assinada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros lituano, foi lida em público por  Algimantas Rinkunas, oficializando a nomeação de Carlos Silva e Sousa como cônsul honorário da Lituânia no Algarve.Esta é uma nomeação que aceito com grande honra e satisfação, que servirá para reforçar o elo de ligação entre os dois países e contribuirá, certamente, para um enriquecimento mútuo”, referiu Carlos Silva e Sousa, revelando que “há um enorme trabalho a ser feito para aumentar a proximidade e conhecimento entre o Algarve e a Lituânia, mas que estou certo de que daí advirão benefícios para ambos, com destaque para a promoção da região e do concelho na Lituânia”.

No seu discurso, Desidério Silva destacou o fato de Albufeira ser um município que “sabe e gosta de receber, acolhendo atualmente cidadãos de mais de 70 nacionalidades”. Para o autarca local, “é importante cultivar as relações de proximidade entre cidades, intercambiando experiências e saberes”. Refira-se que Albufeira mantém protocolos de geminação com variados países, entre eles a Áustria, Holanda, Suécia, Espanha e Cabo Verde.

Algimantas Rinkunas, primeiramente recebido por Desidério Silva no Gabinete da Presidência, mostrou-se satisfeito com a abertura do Consulado da Lituânia no Algarve, o que “irá contribuir para o desenvolvimento de relações culturais e económicas com Albufeira e influenciar os cidadãos do Algarve a visitar a Lituânia”, assegurou.

Após a cerimónia, os convidados visitaram a exposição “Paisagens da Lituânia”, composta por fotografias temáticas daquele país e que está patente ao público no primeiro andar do edifício dos Paços do Concelho.

O embaixador lituano terminou a sua visita oficial presidindo à inauguração do Consulado, cujas instalações estão localizadas junto à Câmara Municipal, na Rua Pedro Álvares Cabral, n.º 14, 1.º andar.

 

 

 

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Paderne Medieval 2017 Video Nilton

A «acolhedora aldeia» de Paderne voltou à época medieval

A aldeia de Paderne, em Albufeira, voltou à época medieval entre 29 de Dezembro

Sul Informação

Câmara de Albufeira já substituiu 325 lâmpadas por tecnologia LED

A Câmara de Albufeira já substituiu 325 lâmpadas, distribuídas por algumas das principais artérias

Sul Informação

Campanha “Arribas! Evite o Acidente” alerta para este perigo nas praias de Albufeira

A campanha de sensibilização “Arribas! Colabore – Evite o Acidente” vai percorrer, de 4