Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

As Câmaras algarvias de Tavira e Loulé são dois dos 35 municípios distinguidos pela Associação Bandeira Azul da Europa com o galardão Eco  XXI.

O galardão destacou os concelhos que apresentaram boas práticas, políticas e acões de sustentabilidade a nível local, durante o período em questão.

Em 2011, o município de Loulé superou todos os objetivos definidos, obtendo um índice de 72,1% (o segundo melhor valor de sempre alcançado pelo Município), recebendo todos os prémios possíveis – diploma, medalha e bandeira verde – que era o seu principal intuito como “Município Sustentável” que é.

Inspirado nos princípios subjacentes à Agenda 21, o Projeto EcoXXI procura reconhecer as boas práticas de sustentabilidade desenvolvidas ao nível do município, valorizando um conjunto de aspetos considerados fundamentais à construção do Desenvolvimento Sustentável.

Deste modo, o galardão atribuído visou reconhecer diferentes graus de envolvimento e/ou de performance, bem como estimular a existência de melhorias contínuas.

A promoção da Educação Ambiental, a qualidade do ar e da água, a produção e recolha seletiva de resíduos urbanos, a mobilidade sustentável, o turismo sustentável, a conservação da natureza no âmbito das Áreas Classificadas ou a certificação em sistemas de gestão de qualidade foram alguns de entre os 23 indicadores analisados.

Lançado em 2005, o Eco XXI tem como fundamento base a Agenda 21 e procura, através de um sistema de 23 indicadores e diferentes sub-indicadores, avaliar diversas vertentes de sustentabilidade desde a gestão de recursos, à informação aos munícipes, passando pela energia, mobilidade, floresta, pelos resíduos, pelo turismo, ordenamento do território, pela qualidade do ar e da água, agricultura sustentável, pelo emprego e pela cidadania.

Este prémio visa sensibilizar os municípios para as preocupações ambientais nas suas políticas, implementar programas de educação ambiental no âmbito da Agenda 21 Local, desenvolver ações concertadas dirigida a diversos públicos; contribuir para a elaboração de indicadores de sustentabilidade local; reconhecer as iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável.

Visa ainda fomentar o aparecimento de Agendas 21 Locais e promover a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Há quem não tenha água nem esgotos junto à EN125 e Aleixo diz que a culpa é da concessionária da estrada

Mesmo à beira da EN125, entre a nova rotunda de acesso a Quarteira e

Sul Informação

Quercus pede ao Governo que interrompa a pesca de sardinha por 15 anos

A associação ambientalista Quercus quer que o Governo siga as recomendações científicas do Conselho

Sul Informação

Tavira divulga Dieta Mediterrânica na Feira do Chocalho

Tavira, enquanto comunidade representativa da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade da