Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A petição n.º 125, «Contra a introdução de portagens na Via do Infante», subscrita por 13.389 cidadãos, irá ser discutida no próximo dia 28 de outubro, sexta-feira, em sessão plenária da Assembleia da República, anunciou o Movimento Algarve – Portagens na A22 NÃO.

«Será mais uma oportunidade para exigir ao Governo que desista de introduzir portagens na Via do Infante», diz o Movimento na sua página no Facebook.

As entidades promotoras da petição estão a organizar uma viagem a Lisboa «no sentido de os utentes estarem presentes e assistirem ao que será discutido e protestar junto da Assembleia da República e Palácio de São Bento.

O Movimento informa que já organizou um autocarro com lugar para 50 pessoas.

Os interessados deverão deixar a sua mensagem na sua página do Facebook (http://www.facebook.com/pages/Algarve-Portagens-na-A22-NÃO).

O Governo aprovou, no Conselho de Ministros desta quinta-feira, o decreto-lei que introduz as portagens na Via do Infante e nas autoestradas SCUT da Beira Interior, do Interior Norte e da Beira Litoral/Beira Alta.

Este diploma garante ainda, segundo o comunicado do Conselho de Ministros, «a criação de um regime de discriminação positiva para as populações e para as empresas locais, em particular, das regiões mais desfavorecidas, que beneficiam de um sistema misto de isenções e de descontos nas taxas de portagem».

«São, assim, aplicados os princípios da universalidade e do utilizador pagador que garantem uma maior equidade e justiça social», garante o Governo no comunicado.

Ao que o Sul Informação apurou, não foi ainda anunciada uma data para o início da cobrança de portagens na A22, não se sabendo ainda também de que modo se irá processar o «sistema misto de isenções e de descontos nas taxas de portagem».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

CUVI lamenta que Algarve «volte a viver Verão infernal» com portagens na A22

A Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI) diz lamentar que «mais uma

Sul Informação

Fim das portagens na Via do Infante? Ministro pede «paciência às pessoas»

Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, disse, esta quinta-feira, dia 24 de

Sul Informação

Portagens voltaram à Assembleia da República mas todas as propostas foram chumbadas

As portagens na Via do Infante voltaram a ser discutidas na Assembleia da República,