A freguesia de Ferreiras já dispõe de um mercado de venda ambulante e de um Ecocentro para depósito de resíduos verdes e entulho. Tratam-se de duas infraestruturas que vêm servir a população residente e contribuir para o desenvolvimento económico e ambiental do concelho.
O novo Mercado de Levante de Ferreiras, em funcionamento desde o passado mês de agosto, às segundas e quartas terças feiras de cada mês, tem registado uma crescente adesão de público.
Com cerca de 150 vendedores dos mais variados produtos, desde vestuário e calçado a bijutaria, artesanato, plantas e sementeiras, este espaço é cada vez mais procurado pelos munícipes e turistas, que aí encontram uma diversidade de artigos a preços acessíveis.
O Mercado está instalado à entrada da freguesia, na zona do Tominhal (junto à empresa Auto-Jardim) e funciona regularmente duas vezes por mês, das 8h00 às 15h00. Esta é uma organização da Junta de Freguesia de Ferreiras em cooperação com a Câmara Municipal de Albufeira e a Associação de Feirantes do Algarve.
Ferreiras passou também a dispor de um Ecocentro, localizado na zona da Malhada Velha (no final da Av. 25 de abril, antiga EN 125), equipado com dois contentores para depósito de Verdes e entulho. À entrada do recinto, existe ainda um painel informativo com os contatos das empresas responsáveis pela recolha de outros tipos de resíduos sólidos.
“Esta é uma forma de sensibilizar e incentivar a população a efetuar a deposição seletiva de resíduos, contribuindo para o aumento da taxa de reciclagem e para a melhoria da qualidade ambiental do concelho”, salienta José Sequeira, vereador do Ambiente da Câmara Municipal.
A Junta de Freguesia de Ferreiras, parceira na iniciativa, solicita aos utilizadores do Ecocentro, que se desloquem às suas instalações para procederem ao preenchimento de uma ficha de inscrição com vista à criação de uma base de dados.