Jenny Klauke é uma jovem de 21 anos e está desde o início do mês de agosto no Refúgio Aboim Ascensão, em Faro, para cumprir um estágio curricular na área de Serviço Social.
Entre agosto e Setembro, Jenny Klauke esteve em regime de voluntariado, passando a realizar o estágio, propriamente dito, a 1 de outubro.
Foi primeiramente pela Internet, e na altura em que pesquisava instituições europeias para realizar o estágio, que a aluna de «Fachhoschule Munsten» teve um conhecimento inicial sobre a instituição, que há dois meses a recebeu de braços abertos.
Jenny K. nutriu “desde logo um grande interesse por todo o trabalho que o Refúgio Aboim Ascensão tem desenvolvido na área da Emergência Infantil ao longo dos anos”, conta.
Agora a jovem está empenhada “em aplicar a teoria, que tem sido apreendida na faculdade, no trabalho que vai ser desenvolvido até Dezembro em Faro” e está confiante que para a Alemanha vai levar “uma experiência muito enriquecedora de um projecto pioneiro; que é único em Portugal e que se constitui num exemplo para toda a Europa”, elogia, sublinhando que se “orgulha” de estar a ter a oportunidade de estagiar nesta instituição.
Ao longo do estágio, Jenny Klauke vai percorrer os diversos pavilhões do Refúgio Aboim Ascensão para um contacto com todo o trabalho desenvolvido nesta instituição que acolhe mais de 90 crianças com idades entre os 0 e os 6 anos.
O Refúgio Aboim Ascensão tem incrementado ao longo dos anos uma política de estágios e voluntariado, dando a oportunidade a centenas de cidadãos nacionais e estrangeiros de tomarem um contacto em contexto de trabalho com a instituição e a problemática da Emergência Infantil.
“Constitui para nós uma honra poder contribuir para o desenvolvimento académico, profissional e pessoal dos candidatos que nos chegam para estágio e/ou voluntariado”, afirma Luis Villas Boas, mentor da Emergência Infantil em Portugal e diretor do Refúgio Aboim Ascensão desde 1985.