Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

“Um Filme Português” é o nome do documentário que se estreia às 18h45 da próxima sexta-feira, dia 28, no cinema Londres, em Lisboa. Trata-se de uma longa-metragem, integrada no projeto de investigação “Principais Tendências no Cinema Português Contemporâneo”, do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), sediado na Universidade do Algarve e na Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC).

Este documentário é composto por seis segmentos de 17 segundos e é assinado pelos realizadores Levi Martins, Vitor Alvez, Miguel Cipriano, Jorge Jácome, Vanessa Sousa Dias e Carlos Pereira.

Nele são entrevistadas várias personalidades nacionais do Teatro e do Cinema, tais como Luís Miguel Oliveira, Graça Castanheira, António-Pedro Vasconcelos, Luís Urbano, Manuel Mozos, Paulo Rocha, Jorge Silva Melo, Joaquim Sapinho, Saguenail e Regina Guimarães, João Canijo, João Botelho, João Pedro Rodrigues, João Guerra da Mata, Possidónio Cachapa, Miguel Valverde, Marco Martins, Manuela Viegas, Rita Azevedo Gomes, João Lopes, Cláudia Varejão, João Salaviza e Gabriel Abrantes.

“Seis olhares sobre um país, e seu lugar no mundo, através do cinema. Uma viagem pela estrada fora, por entre novas fronteiras, à procura de imagens, sons e histórias. Um filme falado, narrado por diferentes gerações, tentando descodificar o ontem, hoje e amanhã do cinema feito em Portugal. Uma reflexão sobre as atuais inquietações ligadas aos sistemas estético, dramático e de produção dos filmes, voltando a uma antiga pergunta: o que é, afinal, o cinema?”

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Cinema e cidadania voltam a unir Portugal e Espanha em mais uma mostra FRONTEiRAS

É uma mostra de cinema, com filmes de vários pontos do mundo, que nos

Sul Informação

Semana do Brasil traz ao Algarve «maratona cultural» que começa em Sagres e acaba em Faro

Sagres foi o local onde «muitas coisas importantes começaram, inclusivamente os Descobrimentos», lembra Cláudio

Sul Informação

Novo 365Algarve tem mais critério na escolha e apoia-se em eventos âncora

Uma escolha de propostas mais criteriosa e uma programação que aposta em eventos âncora,