Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Duas mulheres de nacionalidade alemã morreram esta terça-feira na sequência do naufrágio do barco de turismo «Sol de Lagos» com 11 pessoas a bordo, ao largo da Ponta da Piedade, em Lagos, disse ao Sul Informação fonte da Capitania do Porto daquela cidade.

O acidente deu-se cerca das 11h46, quando a embarcação, com 10 turistas e o mestre, se virou, devido a causas ainda desconhecidas.

Os náufragos foram prontamente socorridos por três tripulantes de outro barco que estava na zona, que se lançaram à água.

O resgate das vítimas foi feito pela lancha salva-vidas da Marinha, que entretanto foi chamada à zona, ao largo da Praia do Camilo e junto à Ponta da Piedade.

As causas da morte das duas turistas são ainda desconhecidas, até porque, segundo disse o Comandante Cruz Martins, as 14 pessoas que estavam dentro de água – 11 da embarcação sinistrada mais três do barco que veio em seu auxílio – todas usavam colete de salvação.

No entanto, acrescentou, as vítimas assistidas apresentavam sinais de hipotermia. As duas turistas que morreram ainda foram assistidas em terra pelo INEM, que tentou a reanimação, mas as senhoras acabaram por não sobreviver.

Além da lancha da Marinha, a Proteção Civil fez ainda deslocar para o local do acidente 18 bombeiros, oito outros operacionais e 11 veículos, bem como um helicóptero, que transportou algumas das vítimas para o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, em Portimão.

A embarcação que se voltou dedicava-se a visitar as grutas na zona da Ponta da Piedade.

Na Costa Sul, o mar apresenta ondas de cerca de um metro, no Barlavento, rondando a temperatura da água do mar os 19ºC, pelo que o naufrágio não foi causado pelo estado do mar.

 

Atualizada às 14h57: acrescentada a nacionalidade das duas vítimas mortais e o nome do barco.

 

 

As fotos da assistência às vítimas do naufrágio são da autoria de Jorge Carrilho.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

CHUA nasce nos próximos dias depois de receber luz verde do Presidente da República

O Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA) vai “nascer” nos próximos dias, depois

Sul Informação

Sindicato: Falta de pessoal técnico e auxiliar pode levar «em breve» ao fecho de serviços no CHA

Faltam «80 a 100» auxiliares de ação médica no Centro Hospitalar do Algarve (CHA),

Sul Informação

Explosivo em praia de Lagos foi inativado pela Marinha [com vídeo]

Um engenho explosivo, tipo granada de mão ofensiva, foi inativado com sucesso esta quarta-feira,