Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Fundação do Pulmão e o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio promovem nos próximos dias duas iniciativas, com um carácter preventivo de saúde respiratória.

Assim, nos dias 16 e 17 de novembro, terá lugar uma ação de Informação e Rastreio (espirometrias) no Centro Comercial Continente de Portimão (entre as 9h00 e as 18h00).

Para o dia 18, está marcada uma ação de Rastreio a todos os colaboradores da Câmara Municipal de Portimão e portadores do Passaporte Sénior (entre as 9h00 e as 17h30).

Na sequência da comemoração do Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e do Dia Mundial sem Tabaco, a Fundação do Pulmão e o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio criaram sinergias no sentido de incentivar e informar a população sobre a manutenção de uma boa saúde respiratória.

Da união de esforços das duas instituições, que se deve ao facto do representante regional da Fundação do Pulmão, o médico João Munhá, ser igualmente médico pneumologista da Instituição, surgiu um conjunto de iniciativas, com um carácter preventivo de saúde respiratória.

A divulgação das iniciativas será reforçada pela Rádio Alvor FM 90.1, que se associou a esta causa e que continuará a integrar informação preventiva sobre a saúde respiratória.

Existem estimativas que apontam que a DPOC afeta cerca de 14% da população portuguesa e que é uma das principais causas de morbilidade crónica, perda de qualidade de vida e mortalidade em Portugal.

Uma das principais causas da DPOC é o tabagismo e a exposição a gases tóxicos ou nocivos.

O CHBA é um dos hospitais portugueses que possui um Programa de Reabilitação Respiratória, constituído por uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde, que aplica um programa de treino físico, educação para a autogestão, regime alimentar específicos e criteriosamente adaptados, com o intuito de melhorar a capacidade funcional, os sintomas e a qualidade de vida dos doentes com DPOC.

Estas ações foram possíveis de organizar pela Fundação do Pulmão e CHBA graças ao contributo de Linde, Câmara Municipal de Portimão, Centro Comercial Continente de Portimão e AlvorFM.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Postos de Saúde de Praia algarvios realizaram 2413 atendimentos em Julho

Os 32 Postos de Saúde de Praia do Algarve realizaram 2413 atendimentos durante o

Sul Informação

Governo diz que já gastou mais de 3,6 milhões a reequipar hospitais do Algarve

Em 2017, já foram gastos 3,6 milhões de euros em equipamentos para diversos serviços

Sul Informação

Rastreio da Alcar Saúde de cancro do colo do útero detetou dez casos preocupantes

A clínica Alcar Saúde, em Faro, realizou quatro dezenas de rastreios de cancro do