Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A sessão de apresentação pública do Regulamento de Estacionamento e Circulação no Centro Histórico de Lagos vai ter lugar no próximo dia 21 de novembro (segunda-feira), às 21h00, no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI – Praça do Município.

A Câmara de Lagos esclarece que a promoção desta sessão não é «obrigação legal do processo de apreciação pública que está a decorrer até ao dia 20 de dezembro», mas que «entendeu realizar esta ação de comunicação complementar com o objetivo de promover um debate alargado, auscultar as várias opiniões, interesses e sensibilidades em presença, e sensibilizar para o alcance da proposta do Regulamento de Circulação e Estacionamento na Zona Intra-muralhas, na Zona de Estacionamento de Duração Limitada e nos Parques Cobertos da Cidade de Lagos».

Segundo a autarquia, esta proposta «visa, em primeiro lugar, a melhoria da qualidade de vida no centro histórico e o aumento da sua atratividade para efeitos de residência permanente, sem descurar a manutenção e incremento da atividade económica».

O projeto de Regulamento foi aprovado na Reunião de Câmara de 19 de outubro.

O documento encontra-se disponível para consulta no Balcão Virtual em www.cm-lagos.com , nas instalações da Câmara Municipal de Lagos e nas Juntas de Freguesia Santa Maria e São Sebastião, em dias úteis, entre as 9h00 e as 17h00.

A título complementar, encontra-se, também, disponível para consulta, o Projeto para a Mobilidade no Centro Histórico da Cidade de Lagos, que está na origem da proposta de Regulamento apresentada à apreciação pública.

Uma das grandes novidades deste regulamento consiste no facto da circulação e do estacionamento rodoviário dentro de muralhas passarem a ser permitidos, gratuitamente, a qualquer automobilista, mas apenas durante 30 minutos, período considerado como o necessário para aceder aos serviços situados nesta zona.

Decorridos os 30 minutos, o estacionamento passa a ser tarifado. Outro dos princípios orientadores desta proposta de regulamento prende-se com os residentes do centro histórico, que terão liberdade de entrar e estacionar gratuitamente e sem qualquer limitação de tempo.

Estas medidas de incentivo à residência no Centro Histórico têm como objetivo revitalizar este território enquanto espaço de habitação permanente, valorizando e potenciando, também, as atividades de comércio, serviços, turismo, a segurança e a qualidade ambiental, elementos estruturantes da marca «Lagos dos Descobrimentos».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Proposta de suspensão da pesquisa de petróleo aprovada pela Assembleia da República

A Assembleia da República aprovou hoje um projeto de resolução que recomenda ao Governo

Sul Informação

Assembleia Municipal de Lagos aprova proposta que pede seminário sobre o futuro da Ponta da Piedade

A Assembleia Municipal de Lagos aprovou, no passado dia 20 de Dezembro, por unanimidade,

Sul Informação

Lagos com orçamento de 59,4 milhões de euros para 2018

Lagos vai ter um orçamento de quase 60 milhões de euros (59.389.626 euros) para