Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Adelino Canário e Pedro Guerreiro, ambos do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da Universidade do Algarve, são dois dos investigadores que integram a equipa multidisciplinar participante na campanha de investigação Antártida 2011-12.

Trata-se de uma campanha cuja logística é organizada, pela primeira vez, por Portugal.

Pela primeira vez, o Programa Polar Português (PROPOLAR) organiza uma campanha de investigação na Antártida com logística própria, enquadrada num projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

A Campanha Antártica 2011-12 será apoiada por um voo entre o Chile e a Antártida fretado pelo PROPOLAR e que transportará investigadores portugueses e estrangeiros, iniciando-se desta forma o apoio português ao esforço logístico internacional para a investigação na região mais Sul do planeta.

A campanha integrará investigadores do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, CERENA – Instituto Superior Técnico, Centro de Geofísica da Universidade de Évora, IPIMAR e Instituto do Mar da Universidade de Coimbra.

As equipas nacionais enquadram ainda investigadores da Argentina, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos da América e Suíça.

A logística portuguesa contribuirá também para fortalecer colaborações com a Bulgária, Chile, Coreia do Sul e Polónia. Estão envolvidos na campanha 18 investigadores de instituições nacionais, o que a torna na maior campanha portuguesa já realizada.

Na conferência de imprensa, que decorrerá esta quinta-feira, dia 17, às 12h30, no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, na sequência da reunião de campanha, será apresentada uma síntese das atividades a realizar.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Escolas de Olhão juntam-se ao combate contra a poluição nos oceanos

A luta contra a poluição dos oceanos, a nível nacional e internacional, está a

Sul Informação

Moções pela paragem da prospeção de petróleo são votadas amanhã na Assembleia da República

A licença dada ao consórcio ENI/Galp para prospeção de hidrocarbonetos ao largo do Algarve

Sul Informação

Câmaras disseram «não» ao petróleo e movimentos querem saber o que fará o Governo

As associações e movimentos contra a prospeção e exploração de hidrocarbonetos em Portugal exigem