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A algarvia Sandra Correia, 40 anos, presidente executiva da empresa de cortiça Corkfashion, proprietária da marca Pelcor, com sede em São Brás de Alportel, venceu o Troféu de Melhor Empresária da Europa 2011, atribuído pelo Parlamento Europeu e Conselho Europeu das Mulheres Empresárias.

A entrega do troféu a Sandra Correia teve lugar na segunda-feira, em França, e foi feita por Alain Juppé, ministro dos Negócios Estrangeiros francês, e por Elisabeth Morin Chartier, vice presidente da Comissão Europeia dos Direitos das Mulheres e Igualdade de Género.

Criada no âmbito da corticeira Novacortiça, de São Brás de Alportel, a marca Pelcor surgiu como resposta a um período de crise resultante de quebras no escoamento dos discos de cortiça natural usados para o fabrico das rolhas de champanhe.

A empresa, criada no seio de um grupo fundado em 1935 pelo seu avô, começou por abrir uma loja da marca Pelcor em São Brás de Alportel, a que se seguiu outra em Lisboa.

Surgiu depois a internacionalização, no seguimento da aposta na qualidade, na inovação e no design, através da criação de peças que se tornaram quase icónicas, como o guarda-chuva em pele de cortiça, bolsas de cosmética, relógios de pulso, aventais, malas a tiracolo, sacos de compras, bolsas para moedas, carteiras para homem.

A internacionalização começou pela Europa – França, Noruega, Alemanha, Suécia, Holanda, República Checa, Rússia – passou para os Estados Unidos e está agora a apostar no Brasil e ainda no mercado do Médio Oriente, designadamente Dubai e Emirados Árabes.
Em Nova Iorque, a marca Pelcor está presente no Museum of Modern Art (MoMA), assim como na extensão deste museu em Tóquio, no Japão.
Em 2008, quando a cantora norte-americana Madonna esteve em Portugal, a Pelcor criou uma linha exclusiva composta por mala, malote, carteira e porta óculos.

Em 2010, a empresa da jovem gestora algarvia foi ainda mais longe nesta sua aposta na internacionalização e a Pelcor patrocinou a Cimeira da NATO, que decorreu em Lisboa, oferecendo produtos seus aos chefes de Estado e representantes máximos dos países da Aliança Atlântica.

Gravatas em cortiça, malas criadas exclusivamente para o evento e até uma coleira e trela para o cão do presidente dos Estados Unidos da América Barack Obama são alguns dos presentes que a Pelcor ofereceu, na qualidade de patrocinadora do evento.

Todos os chefes de Estado receberam uma gravata feita em pele de cortiça, enquanto Hillary Clinton e Angela Merkel, bem como as outras seis damas que vêm representar os seus países, receberam malas do modelo Baú, em pele de cortiça natural, com a bandeira de Portugal no interior. «É uma edição limitada, apenas foram feitas oito unidades», contou então Sandra Correia.

O Troféu de Melhor Empresária da Europa 2011, atribuído pelo Parlamento Europeu e Conselho Europeu das Mulheres Empresárias, é o corolário do trabalho desenvolvido por uma das mais inovadoras empresas portuguesas e assume um significado ainda mais importante por se tratar de uma empresária que aposta num produto natural 100% português: a cortiça.

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