Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Odemira vai promover um seminário dedicado ao tema “Criança-Violência: Proteção e Direitos”, no dia 29 de novembro, a partir das 9 horas, no auditório da Biblioteca Municipal de Odemira.

Esta iniciativa tem o duplo objetivo de assinalar o aniversário da Convenção dos Direitos da Criança e o Dia Internacional contra a Violência Doméstica.

O seminário é dirigido a técnicos de ação social, técnicos e dirigentes associativos, docentes e estudantes. As inscrições poderão ser efetuadas até ao dia 25 de novembro.

A Convenção sobre os Direitos da Criança, que visa a proteção de crianças e adolescentes de todo o mundo, foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de novembro de 1989.

Em 1999, as Nações Unidas designaram oficialmente o dia 25 de novembro como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher.

A sessão de abertura contará com a presença da presidente da Assembleia Municipal de Odemira Natália Cabecinha, do presidente da Câmara José Alberto Guerreiro, do diretor do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Beja José Guerra, e da presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Odemira Carmo Gamas.

Durante a manhã, o primeiro painel será dedicado ao tema “Direitos da Criança”. Neste âmbito serão apresentadas as comunicações “Direitos da criança sua promoção e proteção” pelos Procuradores Gerais da República do Tribunal de Família e Menores de Sines, Mário Paulino e José Cerdeira; “Os efeitos colaterais da violência doméstica sobre as crianças: como prevenir e como reparar?”, pelo Interlocutor da Zona Sul da Comissão Nacional de Proteção das Crianças e Jovens em Risco, Jorge Souto; e “A tese da alienação parental e o direito da criança a uma decisão judicial que a proteja e respeite o seu superior interesse”, pela presidente executiva do Instituto de Apoio à Criança, Dulce Rocha.

Para o período da tarde está reservado o painel “Violência Doméstica”. Antes das comunicações, haverá um momento de descontração com “Yoga do Riso”, por Sónia Ventura, a APCO – Associação de Paralisia Cerebral de Odemira. Serão apresentadas três temas: “Divulgar para prevenir”, Cabo Banha e Cabo Fialho do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas da Guarda Nacional Republicana de Beja; “O monstro debaixo da cama”, por Ana Lúcia Pestana, do Núcleo de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica – Moura Salúquia – Associação de Mulheres do Concelho de Moura; e “Igualando – um projeto de igualdade de género em Odemira” pela Coordenadora do Projeto, Tânia Santos, da TAIPA.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Este Alentejo tem pão, azeite, alho…e caril

Em São Teotónio, cabe o mundo. A imigração naquela localidade do concelho de Odemira

Sul Informação

Montras da aldeia de São Luís de Odemira voltam a encher-se de arte

Projetos artísticos de diferentes naturezas e a apelar a vários gostos vão estar em

Sul Informação

Crianças especiais têm férias diferentes em Silves

As crianças com necessidades especiais têm de ter férias excecionais. É este o lema