Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Fado foi reconhecido pela UNESCO como Património Cultural Imaterial (PCI) da Humanidade hoje, domingo, após a votação favorável do comité intergovernamental desta organização responsável por avaliar as propostas de diversos países à atribuição desta distinção.

A decisão foi tomada este domingo, perto das 12 horas e torna esta expressão musical muito mais do que um dos principais símbolos da identidade nacional portuguesa: uma expressão cultural pertencente a todo o mundo e reconhecida como tal.

A candidatura portuguesa foi uma das 49 apresentadas à UNESCO por 24 países, que vaõ ser votadas pelo comité até dia 29 de novembro.

Portugal apresentou a candidatura à UNESCO em 2010, tendo como embaixadores Mariza e Carlos do Carmo, dois dos mais conhecidos intérpretes de Fado portugueses.

Ao longo da semana que passou, vários delegados do comité intergovernamental já tinham dado a entender que iriam votar favoravelmente a proposta portuguesa. O Fado, pela voz de alguns dos seus mais emblemáticos intérpretes, há muito que corre o mundo e se dá a conhecer às mais variadas culturas.

sulinformacao

Também poderá gostar

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Low Tech Groove

Low Tech Groove atuam no Cantaloupe Café de Olhão

O quarteto Low Tech Groove vai atuar no domingo, dia 7 de Janeiro, às

Sul Informação

Almodôvar faz a «Festa da Língua Portuguesa» com Jorge Palma e Celina da Piedade

O II Festival “Escritas do Sul” – A Festa da Língua Portuguesa realiza-se entre