O Banco Local de Voluntariado de Odemira vai ser apresentado numa uma ação de sensibilização para o Voluntariado, amanhã, dia 14 de dezembro, às 14h30, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira.
A iniciativa destina-se a toda a comunidade, com o objetivo de despertar o interesse a eventuais candidatos a voluntários e as entidades que desejem desenvolver projetos de voluntariado.
A sessão contará com a participação de Elisa Borges, coordenadora técnica do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, Natália Cabecinha, a presidente da Assembleia Municipal de Odemira, e Hélder Guerreiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Odemira.
Serão apresentadas exemplos de boas práticas de Voluntariado, nomeadamente através do Núcleo de Voluntariado da Câmara Municipal de Alvito, bem como experiências de voluntariado em Odemira, com os testemunhos da APCO – Associação de Paralisia Cerebral de Odemira e do Centro de Saúde de Odemira.
O Voluntariado tem vindo a desenvolver-se no nosso país, fomentado em grande parte pela ação do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, através da implementação de Bancos Locais de Voluntariado, estruturas locais de âmbito concelhio, que promovem e organizam a rede de voluntariado e facilitam o acesso ao programa tanto dos voluntários particulares como das instituições.
No Município de Odemira, o Banco Local de Voluntariado resulta do interesse manifestado pela Assembleia Municipal de Odemira e pelo Conselho Local de Ação Social. Para que o Banco Local inicie a sua atividade, é agora necessário sensibilizar a comunidade local para aderir ao Voluntariado.