Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Numa iniciativa inédita, a campanha «Aorta é Vida» e o Hospital Particular do Algarve promoveram recentemente, a primeira ação de rastreio ao Aneurisma da Aorta Abdominal (AAA) na região do Algarve.

A iniciativa gratuita, que teve como objetivo informar e rastrear a população algarvia, sobretudo os homens, com idade igual ou superior a 65 anos, fumadores ou ex-fumadores, e com antecedente familiar de aneurisma aórtico, permitiu identificar nove aneurismas na aorta abdominal, em apenas 48 horas e em 190 rastreios efetuados.

“Pela primeira vez, a região do Algarve recebeu uma ação de rastreios gratuitos ao aneurisma da aorta abdominal. Por ser uma doença que normalmente não apresenta sintomas, a realização destas ações de sensibilização e rastreio são muito importantes, já que apenas 50 por cento dos pacientes em ruptura do AAA chegam vivos ao hospital e destes, 30 a 50 por cento morrem após cirurgia”, explica o médico Sérgio Silva, coordenador do Departamento de Cirurgia Vascular do Hospital Particular do Algarve.

De acordo com João Albuquerque e Castro, cirurgião vascular e Coordenador Nacional da Campanha«Aorta é Vida», “tendo em conta que o AAA é uma doença grave, progressiva e silenciosa porque não dá sintomas, podemos dizer que este rastreio foi um sucesso, já que, ao detetarmos nove aneurismas, em 190 ecografias efetuadas, estamos a promover o diagnóstico precoce da doença, essencial para a vigilância dos doentes e para a selecção do tratamento mais adequado, que lhes poderá salvar a vida”.

O aneurisma da aorta abdominal é uma doença grave que frequentemente não apresenta quaisquer sintomas. Trata-se de uma dilatação lenta e progressiva da aorta, a maior artéria do organismo que, quando rompe, origina uma perda de sangue muito grave que pode resultar em morte súbita.

Estima-se que, na Europa, 80 milhões de pessoas com mais de 65 anos estejam em risco de desenvolver um aneurisma da aorta abdominal e por esta razão se tornam prementes as campanhas de sensibilização.

A Campanha «Aorta é Vida»é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV) e da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardio-Torácica e Vascular (SPCCTV), com o apoio da Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral (APMCG), com o objetivo de alertar e consciencializar a população portuguesa para o aneurisma da aorta abdominal, divulgando os principais fatores de risco, de forma a aumentar o número de diagnósticos precoces e evitar o número de mortes por rutura desta artéria.

 

Para mais informações, consulte: www.aortaevida.com ou www.hpalg.com


sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Governo diz que já gastou mais de 3,6 milhões a reequipar hospitais do Algarve

Em 2017, já foram gastos 3,6 milhões de euros em equipamentos para diversos serviços

Sul Informação

Rastreio da Alcar Saúde de cancro do colo do útero detetou dez casos preocupantes

A clínica Alcar Saúde, em Faro, realizou quatro dezenas de rastreios de cancro do

Sul Informação

Cuidados de Saúde Primários no Algarve já receberam investimento de 1,5 milhões em 2017

Os Cuidados de Saúde Primários no Algarve já beneficiaram, desde o início de 2017,