Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Ruben Faria, na companhia de Luís Silva, no Cerro de São Miguel

O piloto algarvio Ruben Faria tem já confirmada a sua participação no Dakar 2012, que se  vai disputar entre 1 e 15 de janeiro, desde Mar del Plata (Argentina) até Lima (Peru), atravessando também a República do Chile.

Ruben Faria receberá o número 8 para a sua KTM 450 cc. Rally e será, uma vez mais, o homem de confiança de Cyril Despres e de toda a estrutura oficial da marca austríaca, que ambicionam regressar às vitórias na mais emblemática prova do calendário mundial de todo-o-terreno.

Antes de deixar o Algarve, Ruben Faria está prestes a finalizar um demorado período de preparação física, perturbado por uma queda durante uma competição em Portugal, ocorrida em setembro passado e de que resultaram três costelas fraturadas. O Sul Informação foi ao encontro do piloto algarvio no topo do Cerro de São Miguel e interrompeu por momentos um treino de bicicleta, para uma breve conversa.

Ruben Faria descreveu alguns detalhes da sua preparação, baseada em três vertentes fundamentais: o ginásio, a bicicleta e a moto.

No ginásio que frequenta com assiduidade, em Montenegro, Faro, conta com a orientação de um personal trainer, Jorge Brioso, ex-piloto de motocross, que assumiu a responsabilidade de estabelecer o plano de preparação física.

Na estrada, sempre a pedalar, Ruben Faria complementa o trabalho do ginásio, na companhia quase diária de Luís Silva, profissional do Clube de Ciclismo de Tavira e amigo pessoal.

O treino em cima da moto, explicou Ruben Faria, acabou por ser a componente mais perturbada pela referida queda. Foi necessário parar com os treinos para possibilitar o restabelecimento, e abandonada teve de ser a participação no Rally de Marrocos 2011, que decorreu entre 16 e 22 de outubro (e onde um outro piloto português, Helder Rodrigues, se sagrou Campeão do Mundo da modalidade).

Ruben Faria a treinar, na companhia de Luís Silva, no Cerro de São Miguel

Ruben Faria assume, mesmo assim, que conseguiu já recuperar muito do tempo perdido e se encontra agora num bom momento de forma. Prova disso é que no Algarve tem estado, desde há cerca de duas semanas, o seu mecânico pessoal, o jovem francês Benjamin Melot, para acompanhar de muito perto os treinos do algarvio e prepararem em conjunto, com todo o detalhe, as minuciosas afinações da KTM que será utilizada na América do Sul.

O espírito de equipa com Cyril Despres também não tem sido descurado, e o piloto francês já fez uma série de treinos em trilhos algarvios e está, nestes dias, a fazer uma última visita pré-competitiva.

Depois do Dakar 2012 Ruben Faria não tem ainda, no entanto, um calendário competitivo detalhadamente traçado. O contrato com a KTM internacional dura até ao final de outubro de 2012, mas o algarvio ainda não conhece em detalhe os planos dos patrões austríacos.

No ar está uma participação no Enduropale du Touquet 2012, nos primeiros dias de Fevereiro, a convite da Red Bull France, e claro está, em março a participação na Baja Carmim (ex-Terras d’el Rei), a que se seguirão outras provas do campeonato português.

O algarvio não esconde o gosto que tem por competir em Portugal, até porque o ritmo é sempre muito intenso e rápido, em grande medida pelo tipo de terrenos e traçados utilizados, mas esclarece que há ainda muitas questões em aberto, ao nível do envolvimento do novo importador da marca austríaca para Portugal, a Jetmar, e de outros patrocinadores habituais do piloto, como é o caso da Vodafone.

A terminar a conversa, Ruben Faria não deixou de manifestar ter boas expetativas para o futuro, mas agora todas as atenções estão centradas para um Peru que se começará a provar pouco depois do Natal.

 

Siga Ruben Faria no Facebook: http://pt-br.facebook.com/pages/Ruben-Faria/192975432481

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Rea arrasa em dia histórico marcado pela primeira vitória de uma mulher

A jornada deste domingo no Autódromo Internacional do Algarve começou de forma histórica, quando

Sul Informação

Pedro”Quique” Fraga vence prova de MiniGP no Kartódromo Internacional do Algarve

Pedro Fraga, mais conhecido por “Quique”, foi o grande vencedor da categoria de MiniGP,

Sul Informação

Mundial SBK: Rea vence nas Superbikes em dia marcado por acidente aparatoso [com fotos]

Jonathan Rea voltou a ser feliz no Autódromo Internacional do Algarve, ao vencer a