O secretário geral da Federação Nacional de Associações de Transportadores de Espanha participa este sábado, dia 14, na Assembleia Pública, que a Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI) promove às 15 horas, no restaurante Austrália (EN 125 – Vale da Venda), em Faro.
Juan A. Millan Jaldon manifestou, em email enviado a João Vasconcelos, um dos rostos mais conhecidos da CUVI, um email em que manifesta o seu interesse em participar na reunião pública contra as portagens.
Segundo João Vasconcelos, isto confirma «que a luta contra a portagens na Via do Infante faz-se, tanto desde lado da fronteira, como da lado espanhol».
O secretário geral da Federacion Nacional de Asociaciones de Transportistas de España, que conta com 35.000 afiliados en toda a Espanha), salienta, no seu email, que tanto a FENDISMER como a sua associada de Huelva, a Asociación de Transportistas Onubenses (ATO), estão «contra as portagens em todo o Portugal, mas especialmente nas zonas transfronteiriças de Ayamonte, Badajoz, Fuente de Oñoro, Verin e Tui».
A FENDISMER, que já apresentou queixa à Comissão Europeia e ao Parlamento Europeu contra a imposição de portagens nas antigas SCUT portuguesas, defende que «as portagens nas zonas transfronteiriças contrariam o Tratado de Valencia de Alcantara, assinado entre Portugal e Espanha e do qual deriva a Eurorregião Algarve-Alentejo-Andaluzia».
O presidente da Federação salienta que tem estado em contacto com os municipios fonteiriços espanhóis de Ayamonte, Fuente de Oñoro, Badajoz, Verin e Tui, que também contestam a imposição de portagens nas autoestradas portuguesas.