Celestino Pinho (Louletano/Loulé Concelho) sagrou-se este domingo bicampeão nacional de ciclocrosse na categoria de elite, na prova disputada na Quinta do Loureiro Velho, Fermentões.
Também Isabel Caetano (CSM Epinay) confirmou o favoritismo e voltou a sagar-se campeã nacional da mesma categoria, em femininos.
O ciclista louletano dominou a prova de elite masculina, terminando com 58 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, Tiago Ferreira (BTT Seia). O terceiro foi Nuno Alves (Candibyke/Interdesign/Metal Trigueira), a 3m49s.
O domínio da vencedora feminina foi também evidente. Isabel Caetano cortou a meta isolada, deixando a segunda classificada, Ana Rita Vigário (LA/Antarte/Rota dos Móveis), a 1m01s. Ângela Fernandes (CSM Epinay) fechou o pódio, concluindo o esforço a 1m23s da bicampeã nacional.
A categoria de elite não foi a única em que os titulares do troféu revalidaram o título. O mesmo sucedeu em sub-23, por intermédio de Mário Costa (ASC/Bike Zone), e em veteranos B, através de António Sousa (Candibyke/Interdesign/Metal Trigueira).
Nas restantes categorias, há novos campeões. É o caso do júnior Roberto Ferreira (Candibyke/Interdesign/Metal Trigueira), do cadete André Moreira (Santa Cruz/Bicicastro) e do veterano A Rogério Matos (BTT Lousada/Gémeos Ferreira/Bike4You).
A prova de veteranos C foi ganha por António Bento (AMVE – Garantir Norte), mas não houve lugar à entrega de título por terem participado menos de cinco corredores nesta categoria.
O individual Carlos Santos foi o primeiro em promoção, categoria em que não há títulos de campeão.
As provas desta manhã foram disputadas por mais de 70 corredores, um acréscimo de 50 por cento relativamente ao Campeonato Nacional do ano passado, altura em que o ciclocrosse voltou a disputar-se em Portugal, após cerca de duas décadas de interregno. Ficou, desta forma, demonstrada a crescente implantação desta disciplina de Inverno do ciclismo de estrada.