Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Governo quer «matar, por asfixia, o Programa Novas Oportunidades, comprometendo assim a capacidade competitiva do País, devido à perda de qualificação dos trabalhadores», acusou esta quinta-feira o deputado socialista Miguel Freitas.

O Deputado à Assembleia da República (AR) do PS pelo círculo eleitoral do Algarve deu o exemplo da região, «onde mais de um milhar de formandos ficaram sem resposta à continuidade de formação», revelou o PS/Algarve numa Nota de Imprensa.

As declarações de Miguel Freitas foram proferidas durante o plenário da AR de hoje e referem-se à estratégia do Governo para a promoção do emprego e competitividade da economia e das empresas.

Na sessão do Parlamento, Miguel Freitas acusou ainda ao governo de ser «metódico» ao procurar desvitalizar o Novas Oportunidades: «retira verbas do Programa, atrasa concursos e dá sinais da sua intenção nas instituições públicas, nomeadamente no Instituto de Emprego e Formação Profissional e nas Escolas de Hotelaria e Turismo», disse, considerando «revoltante» o fecho dos Centros de Novas Oportunidades no Algarve, Lisboa e Coimbra desta última entidade.

«São 1119 pessoas que ficaram sem resposta, já que o CNO encerra dentro de uma semana e ninguém sabe para onde são reencaminhadas estas pessoas», avisou. No caso do Algarve, o fecho deste centro leva a que deixe de existir «qualquer entidade com competência para o Reconhecimento e Validação de Certificações na área do turismo».

«O que se tem assistido é, dramaticamente, à destruição dos alicerces da formação profissional que se faz no País e a uma absoluta secundarização da qualificação do Capital Humano», defendeu Miguel Freitas.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Vítor Aleixo promete vetar futuras intenções de explorar petróleo em Loulé

O candidato socialista à Câmara de Loulé Vítor Aleixo assegurou que qualquer intenção de

Sul Informação

António Murta queria que Governo construísse posto da PSP (e não da GNR) em Monte Gordo

António Murta, candidato do PS à Câmara de Vila Real de Santo António, acusa

Sul Informação

PS diz que centro para Proteção Civil é «virtual», mas Rui André garante que há terreno e projeto

A construção de um Centro de Recursos e Proteção Civil em Monchique foi anunciada