Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A solidão dos idosos, um dos problemas mais dramáticos da sociedade atual, está a ser contrariada em Portimão através do programa intergeracional “O Meu Amigo Sénior”, que envolve a participação de jovens das duas escolas secundárias da cidade.

Este programa, que se insere no projeto “7 Cidades Amigas dos Idosos”, do qual Portimão é município fundador, reuniu na quinta-feira, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, seniores da Aldeia de S. José de Alcalar, da Associação de Reformados do Pontal e Não Só e utentes do Centro de Convívio Sénior de Portimão, bem com um grupo de alunos das Escolas Secundárias Manuel Teixeira Gomes e Poeta António Aleixo que participam na iniciativa.

O “Meu Amigo Sénior” convida os mais novos a darem um pouco do seu tempo aos mais velhos, num gesto de voluntariado social onde o valor da amizade desempenha um papel fundamental.

Para jovens como Danilo Lourenço, a iniciativa “não é nenhuma ‘seca’ nem perda de tempo, pois todos aprendemos com estes ‘jovens’ idosos”.

A presidente da Associação Vencer o Tempo nas Sete Cidades e dinamizadora do projeto, Ivone Ferreira, realçou que o mesmo funciona “na base da partilha de experiências que contribuam para laços afetivos entre os intervenientes nestes tempos de grande tristeza, onde se torna fundamental o acompanhamento dos idosos, para evitarmos mais mortes solitárias”.

Na ocasião foram entregues telemóveis aos jovens, para que seja mais fácil o contato de proximidade e a entreajuda junto dos seus amigos seniores.

Aposta ganha

Para Isabel Guerreiro, vereadora com o pelouro de Ação Social na Câmara de Portimão, “a aposta do Município na promoção da qualidade de vida dos seniores ganha outra dimensão através deste projeto, no qual o voluntariado marca a diferença pela ação e empenho da juventude, que se revela muito desperta e preocupada para esta problemática.”

Na mesma linha de raciocínio, a professora Maria Ribeiro Gomes defendeu que “a adesão da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes a este programa surgiu naturalmente, pois há cerca de meia dúzia de anos que temos projetos na área do voluntariado, com visitas a lares de idosos e a instituições que apoiam crianças desamparadas, além da realização de uma feira de natal solidária.”

A sua colega Isabel Quirino, professora na Escola Secundária Poeta António Aleixo, explicou que “agarrámos esta proposta por sermos contra a ideia de uma escola formatada que ensina de forma empírica e por considerarmos tratar-se de uma excelente oportunidade para os alunos participarem em iniciativas relacionadas com os seus próprios interesses, pois muitos deles têm familiares idosos.”

O fotógrafo António Homem Cardoso, que se associou ao projeto e durante a manhã de ontem realizou com os participantes uma sessão fotográfica por alguns espaços de Portimão, considerou que a colaboração voluntária tem-lhe permitido “descobrir um país bonito e solidário.”

O resultado daquela sessão fotográfica irá integrar uma exposição coletiva com imagens de todas as cidades aderentes e que será inaugurada em Portimão.

A mostra será vista posteriormente em Póvoa de Lanhoso, Vila Nova de Foz Côa, Vila Real de Santo António, Angra do Heroísmo, Góis e Maia, onde se realizará o próximo Congresso Inter Cidades Amigas dos Idosos.

Um entusiasmo partilhado

Muitos foram os testemunhos partilhados durante o encontro, como sucedeu com Felismina Guerreiro, quase a comemorar o 71º aniversário: “Esta iniciativa é muito boa, faz-me sentir rejuvenescida e estou mesmo a pensar ir com a Marianita às compras, passeando as duas um pouco por aí. Vai-me fazer bem!”

A sua jovem amiga Mariana Conceição, de 17 anos, estuda na Escola Secundária Poeta António Aleixo e concorda: “Considero esta experiência muito enriquecedora pois ambas partilhamos coisas importantes das nossas vidas. E a juventude tem tanto a aprender com a sabedoria dos mais idosos…!”

Mauro Santos, que viveu numa instituição de acolhimento entre os 10 e os 18 anos, sintetizou o estado de espírito geral ao dirigir uma mensagem final aos seus colegas do programa: “Sei que para cada um de nós este projeto é para levar à frente, dando o nosso melhor. Temos muito para dar e ainda mais para receber e por isso, malta, peguem forte!”

sulinformacao

Também poderá gostar

Janeiras em Portimão

Portimão vai cantar as Janeiras e não faltará bolo rei e jeropiga

As Janeiras vão soar na alameda da Praça da República, em Portimão, no sábado,

Sul Informação

Voluntários garantem acompanhamento personalizado aos utentes do Hospital de Portimão

Os utentes do Hospital de Portimão estão a beneficiar de acompanhamento personalizado nas suas

Sul Informação

Portimonense até marcou primeiro, mas saiu de Braga derrotado por 2-1

O Portimonense perdeu 2-1 na deslocação que efetuou este domingo a Braga, para jogar