A ação de um anticiclone localizado na Europa central que transporta na sua circulação uma massa de ar muito frio e seco, com trajeto continental, deverá afetar o estado do tempo no território do continente já a partir de amanhã no interior Norte, estendendo-se na sexta-feira a todo o País.
O Centro de Previsão do Tempo do Instituto de Meteorologia confirma assim a informação veiculada na passada segunda feira, prevendo uma descida da temperatura mínima entre os 5ºC e os 8º C em todo o território, a partir de dia 3 sexta-feira.
Desta forma, prevê-se na madrugada de sábado, a ocorrência dos valores mais baixos da temperatura mínima, a qual deverá atingir os -8ºC em Bragança, -1ºC no Porto , -7ºC nas Penhas Douradas , 2ºC em Lisboa , -2ºC em Beja e 3ºC em Faro.
O vento deverá soprar fraco a moderado de nordeste, o que se traduz num aumento da sensação de desconforto térmico, em especial nas terras altas, onde se prevê que soprará moderado a forte.
O IM prevê que esta situação de tempo frio se mantenha para os dias seguintes, ainda que a partir de dia 5, domingo, se espere um ligeiro aumento gradual da temperatura mínima, devendo no entanto continuarem a observar-se valores de temperatura muito baixos, não sendo previsível que se venham a bater os mínimos absolutos.
Estas condições poderão potenciar a possível entrada em onda de frio de várias estações que actualmente já se encontram próximo de satisfazer os requisitos da Organização Meteorológica Mundial, nomeadamente nas regiões norte e centro.
Esta situação de tempo muito frio associada a valores muito baixos de humidade do ar poderá criar condições para a ocorrência de geada negra em algumas regiões do território.