O Colégio Internacional de Vilamoura (CIV) conta desde o início deste ano com uma nova direção pedagógica. Cidália Ferreira Bicho, docente no CIV desde 2004, aceitou o desafio de liderar esta escola de educação internacional que constitui um importante e inovador espaço de educação desde a sua origem e que alcançou, na última década, resultados de reconhecido mérito nacional e internacional.
Cidália Ferreira Bicho sucede no cargo a Renato Costa, que foi diretor do CIV durante mais de 20 anos e faleceu em dezembro, vítima de doença prolongada.
A nova diretora pedagógica do CIV estudou na Universidade do Algarve onde completou a sua licenciatura em Estudos Portugueses – Ramo de Formação Educacional em 2000.
Na mesma universidade, enquanto docente, lecionou Literatura Oral e esteve ligada à formação de professores, tendo sido orientadora de estágios pedagógicos em várias escolas do ensino básico e secundário, durante dois anos.
Ensinou Português como língua estrangeira na Universidade de Huelva, Campus El Cármen, no âmbito do Programa Sócrates/Erasmus.
Frequentou o Mestrado em Literatura Portuguesa e especializou-se em literatura oral tradicional. Desenvolveu o seu projeto de investigação sobre os Contos de animais na tradição portuguesa.
No âmbito da dissertação de mestrado, colaborou com o Arquivo Nacional do Conto e fez recolhas de textos da tradição oral no concelho de Tavira.
Em 2011 recebeu o prémio Revelação de 2009 pela Associação Portuguesa de Escritores na modalidade Literatura para a infância e a juventude. As três fortunas do Lobo Lobão e outros contos tradicionais (no prelo) foi a obra distinguida por esta importante associação que promove a literatura portuguesa.