Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A equipa amadora de ciclismo do Louletano mostrou-se este sábado pela primeira vez, fruto do empenhamento e persistência do presidente do Clube Tony do Adro, e também do diretor desportivo Jorge Piedade.

A apresentação teve lugar frente à Câmara Municipal de Loulé, tendo Tony do Adro sublinhado que o principal objetivo da formação desta equipa é “não deixar morrer o ciclismo numa terra que adora a modalidade”.

A decisão de assumir a descida de escalão de equipa Continental para amadora foi tomada na época passada, quando o Louletano assumiu a formação. Na base desta questão está o montante do orçamento, necessário para um e outro escalão: o orçamento “para esta época ronda os 60 mil euros”, enquanto para ser uma equipa continental, “seria preciso, no mínimo, 200 mil euros”, acrescentou Tony do Adro.

A equipa contará em 2012 com onze ciclistas. Micael Isidoro, nascido em 1982 e 26º na Volta a Portugal em 2011, quando já integrava a equipa de ciclismo louletana, é um dos atletas de maior destaque.

Outro nome soante é o de Celestino Pinho, nascido em 1984, que inicia agora a sua terceira época na equipa e muito recentemente venceu a Taça de Portugal de Ciclocrosse.

Muito conhecido é o sevilhano Antonio Olmo, nascido em 1982, e que no seu palmarés de 2011 tem, por exemplo, a vitória na Vuelta a Zamora, envergando a camisola da equipa louletana. No entanto, este espanhol viu-se recentemente envolvido na complexa «Operación Máster».

Estrangeiros são igualmente o argentino Jorge Montenegro, vindo da Andalucía Cajasur, e o jovem moldavo Eugenio Cosonac.

Por fim, a equipa do Louletano continua a abrir as portas do ciclismo a alguns jovens, como Bruno Saraiva, Rui Vinhas, Dominic Mestre, Victor Valinho e Fábio Leaça.

O principal patrocinador é o Dunas Douradas Beach Clube, e a ele se juntaram outros de menor dimensão. A Câmara Municipal de Loulé não ficou de fora e todos juntos tentarão continuar a levar adiante o ciclismo louletano, mesmo em momentos de reconhecidas dificuldades financeiras.

O Louletano/Dunas Douradas faz este domingo a sua estreia na Prova de Abertura – Troféu Cidade de Loulé, cuja partida será dada às 11h00 horas, no Semino (junto ao Hotel Pinhal do Sol), estando a chegada, na louletana Avenida José da Costa Mealha, prevista para cerca das 14h30.

Ao longo da época, o Louletano pretende participar em outras provas em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente em Espanha, mas a equipa não vai estar presente na Volta ao Algarve, nem na Volta a Portugal, pelo facto de ser amadora.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Funcionários da Inframoura fazem leituras de contadores em viaturas elétricas

Quase 16 mil leituras de contadores de água são apuradas todos os meses pelos

Sul Informação

Tony Martin e Tiago Machado vão correr a Volta a Algarve

O alemão Tony Martin, quatro vezes campeão mundial de contrarrelógio, e o português Tiago

Sul Informação

São Silvestre de Quarteira corre-se já esta sexta-feira

A 7ª Corrida de São Silvestre de Quarteira realiza-se esta sexta-feira, dia 29 de