O norueguês Edvald Boasson Hagen (Sky) é o novo camisola amarela da Volta ao Algarve, depois de ter ganho esta quinta-feira, ao sprint, a 2ª etapa disputada entre Faro e Lagoa.
Desta vez, nos 10 primeiros da etapa, não surge um único ciclista português, embora na Geral Individual Rui Costa (movistar), se mantenha na 9ª posição.
Um dos heróis do dia foi o ciclista da equipa algarvia Carmim-Prio-Tavira Tomás Swift-Metcalfe, que está em 2º lugar no Prémio Montanha, depois de ter disputado a camisola verde com Karsten Kroon (Saxo Bank).
Ou seja, mais uma vez, à semelhança do dia de ontem, a Carmim-Prio-Tavira alcançou protagonismo ao colocar um dos seus homens na fuga do dia.
Num pelotão de luxo, foi Tomas Metcalfe quem deu nas vistas. O corredor de Tavira esteve fugido desde o início da corrida junto a outros dois adversários até ser alcançado a 47 quilómetros da meta.
Em consequência de uma outra fuga que se formou, foi a vez de a equipa Carmim-Prio-Tavira liderar o pelotão. Com um esquadrão completamente estirado, começou a vislumbrar-se uma possível chegada ao sprint.
As expetativas confirmaram-se e a chegada foi mesmo ao sprint com a vitória de Edvald Boasson Hagen (Sky), que é também o novo camisola amarela.
Contas feitas, Samuel Caldeira foi, nesta tirada, o elemento do grupo tavirense que chegou mais longe, ao cortar a linha da meta em 21º posto, com o mesmo tempo do vencedor.
Já no balanço geral, é Alejandro Marque quem sobe mais alto, em 23º, com uma diferença de 10 segundos para o camisola amarela.
Esta sexta-feira, disputa-se a 3ª etapa da Volta ao Algarve, uma dura ligação de 194,6 quilómetros entre Castro Marim e o Alto do Malhão, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de segunda categoria.
Classificação da 2.ª Etapa: Faro – Lagoa, 187,5 km 1.º Edvald Boasson Hagen (Sky), 4h57m23s (Média: 37,830 km/h) 2.º Kris Boeckmans (Vacansoleil-DCM), mt 3.º Gerald Ciolek (Omega Pharma-QuickStep), mt 4.º Matti Breschel (Rabobank), mt 5.º Anthony Ravard (Ag2R La Mondiale), mt 6.º Lloyd Mondory (Ag2R La Mondiale), mt 7.º Francesco Lasca (Caja Rural), mt 8.º Koldo Fernández (Euskaltel-Euskadi), mt 9.º Nikolas Maes (Omega Pharma-QuickStep),mt 10.º Pieter Vanspeybrouck (Topsport Vlaanderen-Mercator), mtGeral Individual 1.º Edvald Boasson Hagen (Sky), 8h59m30s 2.º Gianni Meersman (Lotto-Belisol), mt 3.º Kris Boeckmans (Vacansoleil-DCM), a 4s 4.º Greg van Avermaet (BMC), a 4s 5.º Matti Breschel (Rabobank), a 6s 6.º Anthony Ravard (Ag2R La Mondiale), a 10s 7.º Bjorn Leukemans (Vacansoleil-DCM), mt 8.º Fabian Wegman (Garmin-Barracuda),mt 9.º Rui Costa (Movistar), mt 10.º Lloyd Mondory (Ag2R La Mondiale), mtGeral Coletiva 1.ª Vacansoleil-DCM, 26h59m00s 2.ª Ag2r La Mondiale, mt 3.ª Omega Pharma-QuickStep, mt Pontos Montanha Metas Volantes |