À semelhança dos anos anteriores, Portimão vive o Carnaval de uma forma espontânea e popular, reflexo da tradição que a quadra tem no município, sobretudo através da dinâmica das coletividades, com apoio da Câmara Municipal.
Os Bailes de Carnaval decorrem nos dias 18, 20 e 21, convidando os foliões a percorrerem, com as suas criativas fantasias, as salas do Clube União, Glória ou Morte, Sociedade Vencedora e Boa Esperança, onde a animação musical estará a cargo de artistas locais.
Para festejar o Carnaval ao som dos anos 80, a proposta vai para o concerto dos irreverentes La Plante Mutante, marcado para o dia 19, pelas 22h30, na antiga Lota de Portimão e integrado no projeto A Lota of Music, sendo o público convidado a levar um quilo de arroz, massa ou outros alimentos, para trocar por uma bebida solidária, em prol das crianças do Lar Bom Samaritano.
O espírito de Carnaval chega até ao Mercado da Av. S. João de Deus e dirige-se especialmente às crianças, pois na tarde do dia 20 o Sítio dos Fresquinhos promove a partir das 17h00 uma festa cujo ponto alto será o desfile de mascarinhas, com prémios para os três primeiros classificados.
Também em Alvor, o Carnaval tem fortes raízes, com destaque para a Terça-Feira Gorda, através de um programa que inclui à tarde concurso de máscaras no Centro Comunitário, local de onde sairá cerca da meia-noite o cortejo do Enterro do Entrudo, que terá lugar junto à lota, numa iniciativa do Grupo de Teatro Amon Somos dalvor.
Já na freguesia rural da Mexilhoeira Grande, os desfiles de Carnaval organizados pela Sociedade Recreativa Figueirense nos dias 19 e 21 de fevereiro, a partir das 15h00, vão percorrer as principais ruas da Figueira e da Mexilhoeira, transmitindo o espírito carnavalesco na sua forma mais genuína e popular.
Referência final para a tradicional Revista do Boa Esperança, este ano intitulada “Fecha as ‘nalgas’ que vem a troika” e que, após o intervalo para a realização dos bailes de máscaras, volta à cena no palco da coletividade a partir do dia 23, prolongando por mais algum tempo a boa disposição típica do Carnaval.