Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Quinze fotógrafos algarvios ou residentes na região aceitaram o desafio do Padre Carlos Aquino, pároco da Sé de Silves, para retratar as várias estações do caminho que Jesus Cristo percorreu até ao Calvário. A partir de domingo, dia 26 de fevereiro, os seus trabalhos podem ser vistos na Catedral de Silves, na exposição «Via Sacra».

Seguindo as descrições do Evangelho de S. Lucas, artistas como Adriano Costa, André Bôto, Carlos Rocha, Carlos Sousa, Francisco Castelo, José Manuel Andrade, Miguel Veterano, Nuno Garção, Samuel Mendonça, Sofia Guerreiro, Sonya, Tiago Grosso, Vasco Célio, Vera Soares e Vitor Azevedo, apresentam as suas próprias interpretações e visões dos vários momentos que marcaram esse percurso.

Desde os momentos vividos por Jesus e Seus Discípulos no Monte das Oliveiras, passando pelo julgamento de Pilatos ou o encontro com Maria, Sua Mãe, terminando no Seu sepultamento e Ressureição, visto no encontro com os discípulos de Emaús, todos estes momentos serão trabalhados pelos fotógrafos, sendo possível ter diversas perspetivas e representações desses momentos, passando alguns deles pela representação da natureza, ou pelo retrato.

Esta exposição será, ainda, usada pelos fiéis da comunidade paroquial de Silves para as suas meditações durante o tempo da Quaresma e permanecerá acessível ao público que visite a Catedral.

Esta é mais uma iniciativa integrada nas ações previstas no âmbito da programação cultural deste templo, que integra desde 2010 a “Rota das Catedrais Portuguesas”.

 

Quem são os fotógrafos?

 

Adriano Costa tem 39 anos, é natural de Lourenço Marques, Moçambique. Professor e adjunto da direção do Agrupamento Vertical Dr. Garcia Domingues, em Silves, é fotógrafo amador, premiado em alguns concursos de fotografia locais (Cabanas de Tavira – 1.º prémio 2010, Monchique – melhor fotografia do tema religião, 2010).

 

André Bôto, nascido em Lagos, a 6 de março de 1985, fez a sua infância em Silves, mudando-se para Beja, a fim de se formar em Artes Decorativas, na Escola Superior de Educação de Beja (formação terminada em 2007).

A odisseia fotográfica começa em Lisboa em 2008, na Oficina da Imagem, concluindo o curso Fotografia Avançada em 2008 e Fotografia Concetual em 2009. Em 2009 atinge o seu primeiro QEP – Qualified Eueopean Photographer na categoria de Fotografia ilustrativa.

Em 2010, tornou-se professor na Oficina da Imagem e foi o Português primeiro a ganhar o MQEP – Master Qualified European Photographer, sendo o mais jovem fotógrafo europeu para obtê-lo. Ao mesmo tempo, atinge o seu segundo QEP, agora na categoria de retrato.

Também em 2010 vence o prémio de Fotógrafo Europeu Profissional do Ano 2010, pela FEP – Federação Europeia de Fotógrafos Profissionais. Foi, ainda, nomeado embaixador do Ano Internacional da Juventude, um evento sob a chancela das Nações Unidas. Neste momento, vive na região de Lisboa e produz trabalhos principalmente na área da fotografia conceptual e projetos criativos de decoração, fotografia, publicidade, arquitetura, industrial. Já obteve cerca de 80 prêmios diferentes na fotografia, nacional e internacionalmente.

 

Carlos Sousa nasceu a 23 agosto de 1982, em Faro. Desde 2005 e após ter frequentado vários cursos e workshops de fotografia, que expõe os seus trabalhos, tendo, ainda, recebido diversos prémios, entre os quais o 1º Lugar na categoria cor digital no concurso da Câmara Municipal de Faro, 2008 “Viver a Ria”.

É Freelancer com carteira profissional de Jornalista e colabora com diversas publicações regionais e nacionais, entre as quais o jornal online Sul Informação. O seu Portfolio pode ser visto em:  http://www.facebook.com/home.php?#!/CarlosSousaPhotographer?v=info

 

Francisco Castelo nasceu em 1961. Iniciou-se na Fotografia em 1977. É funcionário da administração local, onde desempenha funções ligadas à produção de informação e imagem, à recolha de imagens antigas e pesquisa de dados sobre as mesmas e à gestão da Fototeca Municipal. Expõe permanentemente no site www.fcastelo.net.

 

José Manuel Andrade é escritor, jornalista e neste momento fotojornalista internacional, especializado em desporto motorizado. Está em atividade jornalística há cerca de 50 anos.

 

Nuno Garção tem 35 anos e é natural de Portalegre, sendo Professor de Matemática e Ciências da Natureza na Escola E.B. 2,3 Dr. Garcia Domingues, em Silves.

Mestre em Didática da Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é ainda fotógrafo amador, premiado em alguns concursos de fotografia (Cabanas de Tavira – 2.º prémio 2010, Olhão – menção honrosa na categoria digital 2011).

 

Samuel Mendonça nasceu em Faro, a 12 de Maio de 1975. Em 1996 concluiu o bacharelato em Design de Comunicação pela Universidade do Algarve. De Outubro de 1996 a Junho do ano seguinte foi professor contratado na Escola EB 2.3 Dr. José de Jesus Neves Júnior, em Faro, para lecionar as disciplinas de EV – Educação Visual e EVT – Educação Visual e Tecnológica ao 6º e 9º anos de escolaridade. Entre Março de 1998 e Junho de 1999 desempenhou funções como delegado comercial, responsável pela zona do Algarve, da Recer – Indústria de Revestimentos Cerâmicos, SA.

Em Julho de 1999 foi convidado para trabalhar na Diocese do Algarve como designer gráfico e como responsável pela gestão e manutenção da sua presença na Internet, tendo-lhe sido proposto, pouco tempo depois, colaborar com o jornal Folha do Domingo, nos primeiros anos como jornalista estagiário, mais tarde como jornalista e, desde Abril de 2006, como diretor.

 

Sofia Guerreiro é Licenciada em Cine-Vídeo pela Escola Superior Artística do Porto – ESAP e tem trabalhado, desde 2007 em várias produções cinematográficas, como diretora de arte e de som.

É formadora da FDTI, em Faro e docente na Escola Secundária de Silves. Os seus trabalhos podem ser vistos em http://sofiaguerreiro.wordpress.com.

 

Vasco Célio nasce no Lubango/Angola, em 1975, em pleno Inverno africano e vem para Portugal ainda sem fala. Desde muito cedo a luz faz parte da sua ferramenta criativa.

Em 1995 começa a carreira de freelancer iniciando colaborações com várias revistas, jornais e agências diversas na área da fotografia.

Em paralelo desenvolve um trabalho como autor, tendo participado em vários projetos individuais e coletivos, expondo e publicado por diversas ocasiões, sendo hoje um dos mais reconhecidos e conceituados fotógrafos da região algarvia.

Os seus trabalhos abarcam áreas tão distintas como o fotojornalismo, as instalações artísticas em parceria com diversos artistas plásticos, catálogos, fotografia de arquitetura, entre muitas outras.

 

Vera Soares é uma jovem de 24 anos, de naturalidade Portuguesa, residente em Albufeira.

Aos 15 anos teve os seus primeiros conhecimentos sobre o mundo da fotografia. A sua sede de conhecimento foi crescendo e aos 23 anos ganhou a sua primeira máquina fotográfica, tendo recebido, desde então, vários prémios de reconhecimento em sites de fotografia, bem como alguns prémios em alguns passatempos.

Todo o seu trabalho vem de muito estudo, pesquisa, amor e dedicação! Vera Soares, em tão pouco tempo de experiência diz sentir-se capaz de conseguir o que muitos fotógrafos conseguem: ” Para mim, uma fotografia bem conseguida não está numas mãos cansadas pelo tempo, mas sim numa mente dedicada, com sede de conhecimento e sem medo de arriscar.”

 

Vitor Azevedo nasceu em Faro a 2 de Outubro de 1950. Desde muito jovem, miúdo mesmo, que a fotografia o encantou. Gosta de viajar, conhecer pessoas, culturas, faunas…e fotografar. Na fotografia o que mais o atrai é a natureza selvagem, a paisagem, o retrato social.

Frequentou cursos e workshops de fotografia, ministrados por várias entidades e fotógrafos, desde história e técnicas de fotografia a fotojornalismo. Colaborou com as revistas Sitava e Atlantis, revista de bordo da TAP.

Ainda que não goste muito de expor, já o fez no IPJ; Aeroporto de Faro; Galeria Samora Barros, Albufeira; Casa da Cultura de Loulé; Junta de Freguesia de Pechão; Hotel Vila Galé Albufeira, na maioria dos casos coletivamente.

É sócio da ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve.

sulinformacao

Também poderá gostar

tspe-vp-culatra-08

Ciclo «The sardine photo experience» estreia-se na Tertúlia Algarvia com fotos de Vítor Pina

A Tertúlia Algarvia, restaurante e espaço cultural na Vila-Adentro de Faro, vai receber, ao

Sul Informação

Meia tonelada de resíduos recicláveis recolhida durante pré-campanha da Feira Medieval de Silves

Meia tonelada de resíduos foi recolhida e reencaminhada para reciclagem, durante a pré-campanha da

Sul Informação

Fotogaleria: Trajes de época, animação e torneios fazem viajar no tempo em Silves

  Se passar pelas ruas do centro histórico de Silves até domingo, 20 de