Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O francês Stephane Tempier (TX Active Bianchi) é o primeiro líder da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) Marietel, graças à vitória deste domingo na primeira prova pontuável, disputada em Silves. No setor feminino impôs-se a espanhola Lucia Vazquez (Candibyke/Interdesign/Metal Trigueira). Nas contas do apuramento olímpico, Portugal somou mais 21 pontos.

À semelhança do que fez há uma semana no XCO Internacional de Vale de Rans, Stephane Tempier, número 20 mundial, passeou classe na pista instalada na Ribeira de Enxerim, ganhando isolado. Rúben Almeida (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) foi o segundo classificado, a 4m33s, seguindo-se Ricardo Marinheiro, a 4m49s.

A corrida desta tarde deu a Portugal mais 21 pontos nas contas do apuramento para s Jogos Olímpicos de Londres. Rúben Almeida conseguiu 20 pontos e o campeão nacional, David Rosa, décimo classificado, amealhou um. O desempenho de Rosa, que a meio da corrida dava impressão de poder discutir a vitória com Stephane Tempier, ficou prejudicado por ter sofrido dois furos na fase decisiva da competição.

O ranking de apuramento para os Jogos Olímpicos resulta da pontuação dos três mais bem cotados de cada nação. O terceiro homem de Portugal é Tiago Ferreira, que optou por não correr em Silves, alinhando, em Espanha, numa prova de BTT por etapas, a Andaluzia Bike Race, que também poderá acrescentar mais alguns pontos ao pecúlio português.

O pódio feminino no arranque da Taça de Portugal de XCO Marietel foi encabeçado pela espanhola Lucia Vazquez, que, assim, começou da melhor maneira a defesa do troféu, já que esta corredora conquistou a Taça em 2011.

O segundo lugar foi conseguido pela australiana Kate Potter, a 1m50s da vencedora, tendo Ana Rita Vigário (LA-Antarte) encerrado o pódio, com mais 5m21s do que a primeira classificada.

Gonçalo Amado (Saertex Portugal/Bicicletas Lavarinhas) venceu a corrida de juniores. Ana Tomás (BTT Seia) foi a vencedora no sector feminino da mesma categoria etária. O espanhol Ignacio Blanco (Scott-Sportbici) ganhou a corrida de cadetes masculinos, feito igualado entre as cadetes por Ana Rita Inácio (Colarense/Biclas do Rio/Ginásio Spald).

Nos veteranos, destacou-se Carlos Gomes (Xyami/Fagor/Nova Vida), vencedor da corrida de veteranos A. O melhor na prova de veteranos B+C foi António Sousa (Candibyke/Interdesign/Metal Trigueira).

A correr em casa, Teresa Fernandes (Clube Xelb) bateu as restantes veteranas.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

“Mercado Fora d’Horas” de Silves vai «olhar para a cultura através da comida»

O terceiro “Mercado Fora d’Horas” de Silves realiza-se a 9 de Agosto, das 19h00

Sul Informação

Silves volta a ter pacotes de açúcar medievais

A Feira Medieval de Silves, que se realiza de 11 a 20 de Agosto,

Sul Informação

Bombeiros controlaram incêndios que lavraram em São Brás e Silves durante a madrugada

Os dois incêndios começaram durante a madrugada, com 45 minutos de diferença, um na