A LPN – Liga para a Proteção da Natureza, em representação do projeto LIFE – Natureza “Habitat Lince Abutre”, e a Herdade da Contenda, localizada no concelho de Moura e propriedade deste município, formalizaram a assinatura de um Protocolo de Parceria que visa a aplicação de medidas de conservação dirigidas ao lince-ibérico, ao abutre-preto e aos seus habitats.
O projeto LIFE “Promoção do Habitat do Lince-ibérico e do Abutre-preto no Sudeste de Portugal” visa contribuir para a melhoria das condições de sobrevivência e reprodução do lince-ibérico e do abutre-preto, duas espécies “Criticamente em Perigo” e com importantes funções no ecossistema no Sudeste de Portugal, beneficiando ainda outras espécies ameaçadas de extinção.
A Herdade da Contenda é uma propriedade pertencente ao Município de Moura e gerida pela Herdade da Contenda, Empresa Municipal, de reconhecido valor natural, cénico e cinegético, correspondendo a uma área com uma importância fundamental na conservação da biodiversidade da região.
Desde há longos anos Zona de Caça Nacional e Perímetro Florestal, a Herdade da Contenda é parte integrante e essencial para o equilíbrio ecológico da Rede Natura 2000 na margem esquerda do Guadiana.
Com a assinatura deste Protocolo acordou-se na implementação na Herdade da Contenda de um conjunto de medidas de conservação que têm por objetivo a melhoria das condições de sobrevivência, alimentação e reprodução do lince-ibérico e do abutre-preto, assim como a salvaguarda dos seus habitats.
Desde já e ao longo dos próximos anos, o projeto LIFE Habitat Lince Abutre aplicará e fará a manutenção e monitorização destas medidas, em colaboração com a Herdade da Contenda, tendo permanentemente em atenção a necessária compatibilização com as restantes atividades em curso na propriedade, como sejam a caça, a silvicultura ou o usufruto pelas comunidades locais.
«Em breve, serão dadas a conhecer algumas das ações em curso no âmbito deste Protocolo e os resultados entretanto obtidos, encarando-se com entusiamo e expetativa o trabalho a realizar nos próximos meses», salienta a LPN.
O projeto LIFE Habitat Lince Abutre é coordenado pela Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e conta com a parceria de diversas instituições públicas e privadas, designadamente o Centro de Estudos da Avifauna Ibérica (CEAI), a Associação Nacional de Proprietários e Produtores de Caça (ANPC), a Associação dos Jovens Agricultores de Moura (AJAM), a Direção-Geral de Veterinária (DGV), o Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB) e o Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS / ISCTE-IUL).
Com uma duração de quatro anos, entre janeiro de 2010 e dezembro de 2013, este projeto é cofinanciado a 75% pelo Programa LIFE-Natureza da Comissão Europeia.
Para mais informações sobre este projeto LIFE visite http://habitatlinceabutre.lpn.