Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Num Mês de Música, São Brás de Alportel acolhe, no próximo dia 5 de outubro, um Concerto de Bandas Filarmónicas, que terá lugar pelas 17h00, no Cine-Teatro São Brás.

Este concerto marca encontro com três bandas filarmónicas do Algarve: Banda da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva, de Loulé, Banda da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio, de Lagos  e Banda da Associação Cultural e Recreativa Escola de Música Sambrasense, Banda Filarmónica de São Brás de Alportel.

As Comemorações do Dia Mundial da Música, iniciadas no passado dia 1 de outubro, prosseguem no dia 5 com este espetáculo comemorativo, que promete surpreender pela diversidade de interpretações e potencialidades destes grupos, constituídos por artistas de todas as idades e com vários níveis de experiência no mundo da música.

Abrirá o palco a Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva, fundada em 1876,  que conta nos dias de hoje com mais de 50 elementos de várias faixas etárias e uma vasta experiência no mundo da música.

Ao longo do exercício da sua atividade em prol da cultura e da arte musical, foi reconhecido o mérito desta Banda em vários prémios e concurso, entre os quais se destacam: a Medalha de Ouro de Instrução e Arte e a Medalha de Mérito associativo pelos 114 anos de existência efetiva pela Federação Portuguesa das Coletividades de Cultura e Recreio e ainda a Medalha de Mérito Municipal, Grau Prata, pela Câmara Municipal de Loulé.

Em São Brás de Alportel, a Banda Filarmónica Artistas de Minerva reserva a interpretação de músicas de Afonso Alves, Frank Bernaerts, Álvaro Reis e Maurizio Fabrizio.

A segunda actuação da noite caberá à Sociedade Lacobrigense 1º de Maio, fundada em 1931. Esta banda filarmónica, composta por 40 músicos, com idades entre os 8 e os 65 anos, participa anualmente em diversas atividades de caráter cultural no país e no estrangeiro, tendo sido agraciada com a Medalha de Mérito Municipal “Grau Prata”, pela Câmara Municipal de Lagos e com a medalha de Mérito Associativo, pela Confederação das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto.

Do vasto reportório disponível, a Banda Lacobrigense 1º de Maio selecionou meia dúzia de interpretações de Ferrer Ferran, Michael Brown, Jacob de Hann, Afred Reed, John Higgins e Jay Chattaway especialmente ensaiadas para o espetáculo são-brasense.

O Concerto de Bandas Filarmónicas encerrará ao som da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, integrada da Associação Escola de Música Sambrazense.

Criada inicialmente, em 1996, como banda de Metais dos Bombeiros Voluntários, a banda adquiriu um estatuto diferente em 2006, passando então a designar-se por Banda Filarmónica de São Brás de Alportel.

Constituída por dezenas de participantes de idades diversas, a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel encerra este espetáculo comemorativo do Dia Mundial da Música com a execução de peças de Valdemar Sequeira, Chip de Stefano, Jacob de Hann e Philip Sparke.

Este Concerto de Bandas Filarmónicas, organizado em parceria pela Fundação INATEL – Instituto Nacional de Apoio aos Tempos Livres e Câmara Municipal de São Brás de Alportel pretende assinalar o Dia Mundial da Música através da preservação e valorização das práticas culturais de carácter amador e tradicional, uma riqueza que deve ser transmitida de geração em geração.

sulinformacao

Também poderá gostar

Concerto Diogo Piçarra (28) (Custom)

Diogo Piçarra vence prémio MTV na categoria de Best Portuguese Act

Músico de Faro venceu a categoria regional de "melhor atuação portuguesa", conquistada com votos
violino

Quinteto da Orquestra Clássica do Sul dá concerto de música de câmara em Algoz

Serão interpretadas obras de diversos autores, incluindo Mozart
FACECO_2018_22 (Custom)|cartaz_encontro_violas_arame

Violas de Arame de Portugal e do Brasil encontram-se em S. Martinho das Amoreiras

Haverá violas e tocadores do Alentejo, Minho, Beira Baixa, Madeira, Açores e de Minas