Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Vítor Bento, economista e Conselheiro de Estado, vai estar na Universidade do Algarve, no próximo dia 10 de abril, para proferir uma palestra que terá como ponto de partida a sua mais recente obra, O nó cego da economia (Bnomics).

O debate, que se insere num ciclo de conferências promovido pela Faculdade de Economia, decorrerá às 14h30, no Anfiteatro Vermelho da FE, no Campus de Gambelas.

O evento tem entrada livre e é aberto a toda a comunidade.

Vítor Bento apresenta de forma desenvolvida neste livro aquilo que considera ser o nó cego da economia portuguesa: a alteração dos termos de troca entre o Setor Transacionável e o Setor Não-Transacionável da economia. «Sem desatar esse nó cego, não será possível resolver o “problema económico” e devolver a economia à senda do crescimento sustentado». «Mas a grande dificuldade a superar é que, sem moeda própria, não há nenhum mecanismo automático que consiga esse objetivo (salvo uma grande e prolongada recessão). Só uma intervenção exógena por parte das autoridades, ou de um acordo social, o poderá conseguir», escreveu.

Vítor Bento é licenciado em Economia (ISEG) e tem um mestrado em Filosofia (U. Católica).

É atualmente Presidente da SIBS e Conselheiro de Estado. Anteriormente ocupou diversas posições de gestão, sobretudo no setor público. Entre outras, foi Administrador do Instituto Emissor de Macau, Diretor do Departamento de Estrangeiro do Banco de Portugal, Diretor-geral do Tesouro, Presidente do Instituto de Gestão do Crédito Público e membro do Comité Monetário da UE.

Lecionou diversas cadeiras de Economia e Economia Financeira no ISEG, na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade Católica. Foi Presidente da SEDES e Vice-Presidente do Fórum para a Competitividade. É colunista regular no Diário Económico há mais de 10 anos.

Para além de diversos artigos e contributos para livros conjuntos é autor de “Os Estados Nacionais e a Economia Global” (Almedina) e de “Perceber a Crise, para Encontrar o Caminho” (Bnomics).

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Curso de Medicina da Universidade do Algarve ajuda a fixar médicos na região

Oito dos 28 alunos que terminaram o curso de Medicina da Universidade do Algarve,

Sul Informação

Plataforma colaborativa para empresas de animação turística vence “Ideias em Caixa 2016”

O projeto Pluralo, de criação de uma plataforma colaborativa entre empresas de animação turística

Sul Informação

Propinas da Universidade do Algarve não aumentam em 2017/18

As propinas da Universidade do Algarve não vão aumentar no ano letivo de 2017/18.