Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Governo está a fazer tudo para evitar que as filas nos terminais de pagamento de portagens na A22, que deixaram muitos turistas espanhóis à espera para entrar em Portugal no fim-de-semana de Páscoa, se repitam no verão.

É esta a garantia dada por Cecília Meireles, Secretária de Estado do Turismo que, à margem da sua visita oficial a Monchique esta sexta-feira, apontou o final do mês de abril como prazo para a conclusão de um plano que possa evitar problemas como o do passado fim-de-semana.

No final de um jantar-debate sobre turismo de saúde e natureza realizado no Longevity Wellness Resort Monchique onde marcaram presença autarcas, deputados e operadores turísticos algarvios, Cecília Meireles adiantou ao Sul Informação que «em relação às portagens, o Governo está a fazer tudo para garantir que não se voltam a repetir problemas como os que existiram no passado fim-de-semana».

A governante explicou que será feita uma «grande campanha, sobretudo junto dos turistas espanhóis, para que eles percebam que há formas de pagamento de portagens rápidas, fáceis e acessíveis. Será possível fazer pagamento na internet, no site dos CTT, através de cartão de crédito, bastando o registo da matrícula sem ser preciso a deslocação a nenhum sítio nem aquisição de dispositivo. Há ainda o objetivo também de tornar este site mais amigo do turista, sobretudo do turista espanhol».

Para além da internet, as alterações que o Governo pretende implementar, também serão visíveis nos pontos de venda de títulos de portagem junto à fronteira. «Há também a intenção de fazer um reforço quer de terminais de pagamento automático, quer de recursos humanos que expliquem a sua utilização para aqueles turistas que não possam ou não queiram fazê-lo na internet», disse Cecília Meireles.

Todas estas medidas serão inseridas num plano que, segundo a secretária de Estado do Turismo, estará pronto até final de Abril. «Neste momento, as equipas do Turismo de Portugal e das Estradas de Portugal estão a trabalhar para que, até final deste mês, tenhamos um plano muito concreto e operacional de como se pode por isto em prática para que, no verão, tudo esteja em andamento e não haja qualquer tipo de problema».

Cecília Meireles, que já se reuniu com a Confederação de Turismo de Portugal e com a AHETA, disse ainda estar «disponível para reunir com todas as associações que queiram apresentar soluções para resolver o problema».

O jantar-debate no Longevity Wellness Resort, que contou com a presença dos deputados algarvios Mendes Bota (PSD), Artur Rêgo (CDS), do presidentes da Câmara de Monchique, Rui André, e do Turismo do Algarve, António Pina, bem como hoteleiros e empresários da região, culminou uma longa jornada da secretária de Estado naquele concelho algarvio.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Sindicato acusa Pestana Algarve Race de abusos laborais, empresa nega que trabalhadoras sejam suas

«Retidas e forçadas a trabalhar». É desta forma que o Sindicato dos Trabalhadores da

Sul Informação

Licenciamento de hotel junto ao areal da praia de Monte Gordo suspenso pelo tribunal

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé ordenou a suspensão do processo de licenciamento

Sul Informação

Taxista assassinado a tiro de caçadeira à porta de café em Monchique

Um homem de 70 anos foi assassinado, ontem à noite, 11 de Julho, a