Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com a coordenação do Gabinete de Arqueologia e do Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, preparou um programa comemorativo para os próximos dias e convida a comunidade a conhecer mais sobre o passado e a “meter as mãos na história”.

Tendo por tema “Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança”, o Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha sugere para amanhã, quarta-feira, dia 18, pelas 15h30 “ Uma Tarde no Mundo da Música”, um momento lúdico-pedagógico que desafia crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 8 e aos 14 anos, a viajar através da música, na história do fado, das danças de roda e a cantar no Karaoke músicas que marcaram a cultura portuguesa.

O programa prossegue no dia 21, sábado, à tarde, pelas 15h30, com um convite dirigido a toda a família: “ Traz os teus pais à descoberta da História”, um ateliê de cerâmica pedagógico destinado a toda a família, incluindo crianças e jovens a partis dos 8 anos de idade, para uma aprendizagem conjunta das técnicas utilizadas na produção de cerâmica durante o período romano.

As comemorações do Dia Internacional de Monumentos e Sítios encerram, passo a passo, “Por caminhos da nossa história”, num convite à descoberta dos dois troços da “Calçadinha” (antiga via cuja origem mais remota remonta ao período romano), sob orientação da técnica superior de arqueologia Angelina Pereira.

Este percurso pedestre tem encontro marcado pelas 10h00, do dia 22, domingo, no Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, e convida a ouvir o tempo, nas histórias que narram a História e a sentir a brisa da natureza neste ex-libris do património histórico-arqueológico do município de São Brás de Alportel.

Os participantes devem inscrever-se para estas atividades no centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, ou através do tel. 289 840 004 e e-mail. centro.calcadinha@cm-sbras.pt.

O município de São Brás de Alportel associa-se assim, uma vez mais, às comemorações do Dia Internacional de Monumentos e Sítios (18 de Abril), que este ano ganham um significado especial com a celebração da efeméride do 40º aniversário da Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural da UNESCO, procurando sensibilizar para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e preservação.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Bombeiros controlaram incêndios que lavraram em São Brás e Silves durante a madrugada

Os dois incêndios começaram durante a madrugada, com 45 minutos de diferença, um na

Sul Informação

Feira da Serra «brinda à tradição» com vinho e aposta no Turismo

Em 2016, a Feira da Serra de São Brás de Alportel cresceu em espaço

Sul Informação

Roteiro “Cidadania em Portugal” passa em São Brás de Alportel

O roteiro “Cidadania em Portugal” vai passar por São Brás de Alportel, no dia