Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O médico lacobrigense José Reis Júnior faleceu no dia 17, em Lisboa, aos 105 anos de idade.

Natural de Lagos e residente em Lisboa há 86 anos, pioneiro da Geriatria nacional e internacional, destacou-se pelo seu percurso escolar e universitário.

Foi fundador, em 1951, da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia, de que era seu Presidente Honorário.

Foi igualmente fundador e editor de várias publicações médicas, entre as quais o semanário “Notícias Médicas”.

Foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito.

Durante mais de 65 anos exerceu clínica em Lisboa nos bairros da Ajuda, Belém, Alcântara e outros.

Em Lagos, são de destacar os Prémios de Educação, uma prática iniciada por este ilustre lacobrigense, em 1994, que instituiu no concelho a atribuição dos Prémios de Educação Dr. José Reis Júnior, com o objetivo de distinguir os melhores alunos do 12º ano das escolas secundárias locais, premiar o seu mérito e incentivá-los a prosseguirem os estudos noutros níveis, bem como motivar os restantes colegas a seguirem o seu exemplo de trabalho e dedicação.

Em fevereiro de 2008, a Câmara Municipal de Lagos deliberou, por unanimidade, agraciar o Dr. José António dos Reis Júnior com o Louvor Público Municipal – Grau Ouro.

Nesse mesmo ano o Município volta a prestar-lhe homenagem quando, em agosto, a Câmara Municipal de Lagos atribuiu, em vida (pela primeira vez na história do concelho), uma placa toponímica – Rua Dr. José António dos Reis Júnior (Médico Pioneiro de Geriatria), a uma artéria da Freguesia de São Sebastião, mais concretamente, no Pavilhão Municipal de Lagos.

Esta atribuição, de caráter excecional, foi inserida na Comemoração do 100º aniversário deste conceituado médico, e contou, na altura, com a presença do mesmo e de vários familiares, amigos e convidados que não quiseram deixar de estar presentes neste importante momento.

O corpo de José Reis Júnior estará até sexta-feira de manhã, dia 20 de abril, na Capela Mortuária da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Ajuda (Igreja da Boa Hora) em Lisboa (das 09h00 às 20h00).

O funeral terá lugar no próximo dia 20 de abril, pelas 15h00, saindo daquela igreja para o Cemitério da Ajuda, sendo antecedido pela celebração de Missa de Corpo presente pelas 14h30.

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Doces feitos com arte fazem crescer água na boca em Lagos

Há doces que se podem comer, outros que são para beber e até há

Sul Informação

Polícia Marítima de Lagos apreende 40 armadilhas de pesca ilegais

A Polícia Marítima de Lagos apreendeu, na passada sexta-feira, uma arte de pesca com

Sul Informação

Segurança nos portos de Portimão, Lagos e Sagres e necessidades dos ilhéus motivam obras

Intervenções «a pensar na segurança» nos Portos de Pesca de Portimão, Lagos e Sagres