Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Junta de Freguesia de S. Sebastião volta a realizar uma exposição para eleger a “Maia” mais bonita de Lagos, com o objetivo de incentivar as pessoas para que mantenham viva esta tradição.

Esta iniciativa conta com a participação e o entusiasmo da população que expõe, por toda a localidade, bonecas de trapos, elaboradas artesanalmente, vestidas com trajes típicos e enfeitadas com flores, retratando em alguns casos “quadros” quotidianos.

Os trabalhos a concurso estarão, nesta quadra, expostos nas janelas, portas, varandas, pátios de habitações e ruas, na cidade e em várias povoações do concelho.

A origem da tradição das Maias perde-se no tempo. Segundo alguns, a Maia era uma boneca de palha de centeio, em torno da qual se dançava durante toda a noite do primeiro dia de maio.

Ritual ligado aos ritos da fertilidade, do início da primavera e do novo ano agrícola, as Maias são uma tradição cultural ancestral, mas que se mantém bem viva no Concelho de Lagos, regressando todos os anos no início de maio.

sulinformacao

Também poderá gostar

ArtUrb_exposição_28

LAC promove dias abertos para mostrar a sua dinâmica

O LAC (Laboratório de Atividades Criativas) promove, a 12 e 13 de Janeiro, dois

Sul Informação

Documentário “Gurumbé, canciones de tu memória negra” mostra-se em Lagos

O documentário “Gurumbé, canciones de tu memória negra”, que recorda o contributo das populações

Sul Informação

Explosivo em praia de Lagos foi inativado pela Marinha [com vídeo]

Um engenho explosivo, tipo granada de mão ofensiva, foi inativado com sucesso esta quarta-feira,