Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

«Os produtos da nossa terra» são os principais ingredientes de mais uma tertúlia Teia D’Ideias, que decorrerá na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, pelas 21h00 horas do dia 9 de maio.

A tertúlia “Produtos da nossa Terra – Uma riqueza sócio-económica” contará com a presença no painel de discussão de Ludovina Rodrigues Galego (professora do Curso de Engenharia Alimentar na Universidade do Algarve), Carlos Gracias (Comissão Vitivinícola do Algarve), Nuno Gonçalves (Quinta dos Avós – Algoz), João Ministro (Projeto Querença), Carla Vieira (Historiadora e Investigadora), José Paulo Duarte Nunes (Confraria do Medronho – “Os Monchiqueiros”) e Cremilde Paias Andrez (Doceira Algarvia).

A Teia D’Impulsos será representada no painel por Ana Bernardino Vieira, enquanto a moderação do debate de ideias estará mais uma vez a cargo de Nuno Silva.

Além dos participantes no painel de discussão, este debate de ideias será ainda enriquecido pela presença de vários produtores de produtos regionais do Algarve  para promover e dar a provar os seus produtos, onde estarão presentes, entre outros, o vinho do algarve, os licores regionais, o medronho, os enchidos de Monchique, os doces regionais ou a batata doce de Aljezur.

O encontro estará aberto a todos os interessados, que poderão assistir ao vivo e participar ativamente no debate. Será ainda possível seguir as principais incidências da tertúlia através da página de Facebook da Teia D’Impulsos. A pausa para café deste VIII episódio contará com o apoio do Bolos e Vitaminas e da Delta. Haverá ainda o contributo da Associação Barman do Barlavento Algarve, conduzida por Francisco Guerreiro, que irá deleitar os presentes com surpreendentes misturas dos produtos da nossa terra.

O ciclo de tertúlias é promovido pela Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão, a Rádio Costa D’Oiro e a ETIC Algarve.

«Desde os tempos primordiais da civilização que a terra é a principal fonte de subsistência humana. Para além de satisfazer as necessidades básicas para a sua sobrevivência, a terra é também uma fonte de cultura e identidade. Os povos dão-se a conhecer por aquilo que colhem e produzem», explica a associação.

«Além do Sol e do Mar, o Algarve tem também nos produtos da sua Terra uma verdadeira riqueza social e económica. Os figos e frutos secos do barrocal, a laranja de Silves, a batata-doce de Aljezur, o medronho e o mel da serra algarvia, são apenas algumas das dádivas com que esta terra nos presenteia. É impossível descobrir o Algarve sem cheirar, saborear e degustar os seus produtos regionais, que são muitas vezes relegados para segundo plano no turismo de massas que por aqui é promovido».

Por tudo isso, a Teia D’Impulsos «lançou-se ao desafio de mergulhar nos produtos da nossa Terra, num pequeno contributo para demonstrar a enorme riqueza social e económica que estes podem representar no nosso presente e no futuro dos vindouros».

Como habitual, o debate será registado em formato áudio, sendo depois transmitido, em diferido, pela Rádio Costa D’Oiro no programa “Impulso”, nas suas edições de 10 e 17 de maio, entre as 20 e as 22h00.

Encontra-se já agendado o IX episódio da Teia d’Ideias, que vai decorrer no dia 6 de junho e será subordinado ao tema “O Mar – Oportunidade de negócio”.

Mais informações acerca desta e outras iniciativas da Associação Teia D’Impulsos em www.teiadimpulsos.pt ou através do e-mail teiadimpulsos@gmail.com.

sulinformacao

Também poderá gostar

Janeiras em Portimão

Portimão vai cantar as Janeiras e não faltará bolo rei e jeropiga

As Janeiras vão soar na alameda da Praça da República, em Portimão, no sábado,

Sul Informação

Vila do Bispo é o Município do Ano 2017 da região do Algarve

Vila do Bispo é o «Município do Ano 2017» do Algarve, galardão atribuído ontem

Sul Informação

PCP quer que Governo esclareça falta de medicamentos para Esclerose Múltipla no CHA

O Partido Comunista quer que o Governo esclareça se há falta de medicamentos para