Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Algarve é a primeira região do país a ligar o processo clínico eletrónico entre Centros de Saúde e hospitais através do Sistema de Apoio ao Médico (SAM), anunciou a Administração Regional de Saúde do Algarve.

Desde ontem, dia 2, a ARS implementou a integração dos processos clínicos eletrónicos entre os três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) e os hospitais públicos da Região (Hospital de Faro e Centro Hospitalar do Barlavento algarvio), o que vai permitir aos médicos visualizarem o historial clínico do utente em qualquer ponto da rede das unidades de saúde no Algarve, padronizar a informação e maximizar a eficiência.

Segundo a ARS, pretende-se com este novo processo, realizado através do SAM, «dotar os médicos de família e especialistas hospitalares com uma ferramenta útil e eficaz que promova o registo de dados de saúde de forma objectiva, sistemática, codificada e uniformizada, e partilhar os ficheiros clínicos dos doentes».

Garante-se assim uma articulação entre os cuidados de saúde primários e hospitalares, agilizando os processos e optimizando as sinergias provenientes da articulação clínica.

Este processo visa melhorar a capacidade de reposta aos doentes tanto a nível de atendimento como de tratamento.

A interligação entre os serviços de saúde visa aproximar os profissionais nos vários níveis do Serviço Nacional de Saúde e melhorar os cuidados de saúde dos utentes, evitando a duplicação de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), de custos administrativos e de transporte.

A implementação deste sistema do processo clínico eletrónico ligando os cuidados de saúde primários e hospitalares no Algarve está integrada no âmbito do projeto nacional de criação da Plataforma de Dados de Saúde, em desenvolvimento pelo Ministério da Saúde.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

PCP quer que Governo esclareça falta de medicamentos para Esclerose Múltipla no CHA

O Partido Comunista quer que o Governo esclareça se há falta de medicamentos para

Sul Informação

Rastreio da Voz Artística chega a Faro para ajudar algarvios a “manter” o seu aparelho vocal

O Rastreio Nacional da Voz Artística vai chegar ao Algarve. Nos dias 8 e

Sul Informação

Curso de Medicina da Universidade do Algarve ajuda a fixar médicos na região

Oito dos 28 alunos que terminaram o curso de Medicina da Universidade do Algarve,