Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A TUALLE – Tuna Universitária Afonsina de Loulé organiza, nos dias 2 e 3 de dezembro, no Cine-Teatro Louletano, o IV FiTUALLE – Festival Internacional da Tuna Universitária Afonsina de Loulé, evento inserido nas comemorações do seu 12º aniversário.

A concurso vão estar cinco tunas universitárias, vindas de diferentes pontos do país: SEMPER TESUS – Tuna da Escola Agrária de Beja, T.U.S.A. – Tuna Universitária Agrariarum da Universidade dos Açores, BAGATUNA – Tuna Masculina da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, TUSA – Tuna Académica da ESTGF, VERSUS TUNA – Tuna Académica da Universidade do Algarve e, naturalmente, a TUALLE, enquanto tuna anfitriã.

Para além das atuações no Cine-Teatro, que têm início pelas 22h00, em ambos os dias, os participantes serão avaliados ainda durante o “pasa-calles” previsto para o sábado de manhã, entre as 10h00 e as 12h00, num desfile entre o Largo de S. Francisco e o Mercado Municipal de Loulé.

A interpretação, a participação e a simpatia serão alguns dos critérios de avaliação do júri. Os prémios serão atribuídos após a votação do júri, no segundo dia, e constam dos seguintes: Tuna mais Tuna – Grande Prémio TUALLE, Melhor Tuna, 2ª Melhor Tuna, Melhor Original, Melhor Solista, Melhor Instrumental, Melhor Pandeireta, Melhor Porta-Estandarte e Melhor Desfile (Pasa-Calles).

O preço dos bilhetes é de 10 euros (um dia) e 15 euros (dois dias)

Este Festival leva já três edições, tendo a primeira acontecido no ano de 2000, a segunda em 2003, que deu origem à edição de um CD, e a última no ano de 2005. Regressa novamente neste ano de 2011 numa nova data, integrando as comemorações de mais um aniversário da TUALLE.

A organização, que conta com o apoio da Câmara Municipal, garante que estas duas noites estão reunidas as condições para muita música, boa disposição e espírito académico.

 

A TUALLE

A Tuna Universitária Afonsina de Loulé é uma nobre representante do Instituto no qual estudam os seus elementos, o Instituto Superior Dom Afonso III, em Loulé. Uma tuna onde os elementos pertencentes são exclusivamente do sexo masculino, respeitando assim a velha tradição do trovadorismo estudantil.

Este projeto teve início em meados de novembro de 1999, com algumas ideias formadas por parte de elementos da TUNAAF, Tuna Académica Dom Afonso III. Estas ideias foram finalmente concretizadas numa reunião levada a cabo por cinco estudantes: Carlos Viegas, Emiliano Silva, Hugo Lopes, João Rodrigues e Júlio Guerreiro.

Esta reunião realizou-se no dia 1 de dezembro de 1999 (data da fundação da Tuna), num dos mais emblemáticos cafés da cidade de Loulé, onde em tempos o conhecido poeta Aleixo declamava os seus poemas, o Café Calcinha. Desta reunião nasceu o Concílio Magno, entidade fundadora da tuna.

Contando com a preciosa ajuda do amigo Jorge Semião começaram os ensaios e, no dia 19 de Março de 2000, a TUALLE teve a sua primeira atuação oficial em Vilamoura. Desde aí a Tuna tem tido várias atuações pelas mais diversas regiões de Portugal, desde o Algarve passando pelo Alentejo, Estremadura, Beiras, Açores e Madeira.

Com o espírito académico, e através da música, o grupo tem levado a todos estes recantos a alegria e a boa disposição algarvia, elevando bem alto o nome da cidade de Loulé e da Universidade.

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

proteção civil loulé

Proteção Civil de Loulé lança aplicação móvel

Aplicação foi apresentada publicamente esta quinta-feira, 25 de Outubro, durante a realização da 7ª
ritaredshoes

Rita Redshoes e Tó Trips nos “Serões de Outono” de Santo Estêvão

Casa do Povo de Santo Estêvão volta a ter música nos "Serões de Outono"
Trofeo Mundial Acordeao-PS26|Trofeo Mundial Acordeao-PS1|Trofeo Mundial Acordeao-PS20|Trofeo Mundial Acordeao-PS28

«União» é o segredo para o Algarve fazer do acordeão Património Imaterial da Humanidade

69ª edição do Troféu Mundial de Acordeão disputa-se em Loulé e pode dar um