O 3.º Encontro sobre História das Escritas, este ano dedicado à temática “A Origem das Escritas Modernas na Europa”, está marcado para esta quarta-feira, dia 16 de maio, às 21h00, no Museu da Escrita do Sudoeste, em Almodôvar.
O Encontro, que conta com a participação dos professores Amílcar Guerra e Bernardo Sá Nogueira, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e da violoncelista Halina Verevowsha, do Conservatório Regional do Baixo Alentejo, integra-se nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, naquele concelho.
Na quinta-feira, dia 17, a festa da História e da Museologia continua em Santa Clara-a-Nova, no Museu Etnográfico Manuel Vicente Guerreiro. Este importante momento será antecedido pela colocação de uma placa identificativa no MESA pelas 18h00, cerimónia simbólica que marca o início das atividades públicas da Rede de Museus do Distrito de Beja.
A Tertúlia “Museus em Rede” juntará à conversa Clara Frayão Camacho, doutoranda em História e Museologia na Universidade de Évora, Lígia Rafael, da Rede de Museus do Distrito de Beja e Museu de Mértola, Jorge Queiroz, da Rede de Museus do Algarve e Museu de Tavira, e António Sebastião, presidente da Câmara Municipal de Almodôvar e da Assembleia Distrital de Beja, entidade que tutela o Museu Regional Rainha D. Leonor.
Durante o evento, que tem início pelas 21h00, a animação musical estará a cargo do grupo de música tradicional alentejana “Beira Serra”.
Na sexta-feira, dia 18 de maio, a festa continua no Posto de Turismo de Almodôvar, local escolhido para acolher, às 10h00, a cerimónia de inauguração do Projeto de Musealização do Centro Histórico de Almodôvar.
Já no sábado, 19 de maio, o programa encerra com a Noite dos Museus, altura em que o Museu da Escrita do Sudoeste vai estar aberto para visita até à meia-noite.