Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O PUFF – Portugal Underground Film Festival, que se realizará simultaneamente nas cidades do Fundão e de Portimão entre 8 e 16 de junho, apresenta a inovadora proposta de descentralizar o acesso à cultura e promover a difusão de filmes alternativos e experimentais.

O mais jovem festival internacional de cinema de Portugal dividir-se-á pelo Museu de Portimão, que opera como montra do património histórico, etnográfico e industrial da cidade, e pela Moagem – Cidade do Engenho e das Artes do Fundão, que funciona como um veículo de distribuição da oferta artística e cultural do município beirão.

Outro dos objetivos dos promotores é incutir uma nova forma de olhar filmes menos comerciais e assumidamente alternativos e experimentais, de ficção ou documental, curtas ou longas-metragens, que dificilmente chegariam às salas de cinema através da distribuição convencional.

O festival está dividido por quatro categorias em competição (longas-metragens, curtas-metragens, Doks e U-Can), devendo todos os filmes ser posteriores a 2010 e inéditos no nosso país, à exceção das películas nacionais.

Os documentários têm de abordar temas pouco divulgados e até mesmo tabu na sociedade, sendo que na categoria U-can os estudantes de várias escolas de cinema portuguesas terão a oportunidade de mostrar o seu trabalho.

A seleção oficial da edição de estreia do PUFF inclui um total de 97 filmes provenientes de 27 países, constando 13 longas-metragens, 16 documentários e 68 curtas-metragens, das quais 17 portuguesas, a que acrescem cerca de 40 filmes das escolas de cinema lusas.

A sessão de abertura apresentará “Os 3” de Nando Olival, filme brasileiro sobre um triângulo amoroso que, ao aceitar envolver-se num “reality show caseiro”, transforma as personalidades de cada um, encerrando com “Snow on Tha Bluff”, um “documentário híbrido”, formato cinematográfico cada vez mais em voga. O realizador Damon Russell foi já considerado pela Filmmaker Magazine como uma das grandes promessas do cinema independente norte-americano.

Durante as 40 sessões do PUFF, o público poderá também ver, por exemplo, filmes como “Transmigration”, uma longa-metragem com sotaque brasileiro e produção americana, ou documentários únicos como o finlandês “Finnsurf”, sobre o surf nas águas gélidas do Mar Báltico e a produção norueguesa, “6ft Hick: notes from the underground”, que conta a vida da banda underground de mesmo nome, durante a sua turnê pela Europa.

Além dos troféus destinados ao vencedor de cada categoria, haverá o Prémio do Público, votado pela audiência das duas cidades, enquanto o júri, exclusivamente português, será composto por dois grupos, o primeiro avaliando as secções de longas-metragens e U-Can e o segundo a Doks e curtas-metragens.

Paralelamente ao PUFF, serão apresentadas duas exposições da fotógrafa portuense Cinda Miranda, pretendendo a 1P2L Produções Independentes, que organiza este singular evento de cinema, dar a conhecer Portugal perante os seus convidados internacionais como um país variado e ideal para a rodagem de filmes, fomentando desta forma o turismo e incrementando as oportunidades de negócio na área do cinema mundial.

Tendo como parceiros institucionais as Câmaras Municipais do Fundão e Portimão, a organização conta com as parcerias do Canal Q, do site de cultura alternativa Rua de Baixo, da revista de cinema Empire e ainda do portal LGBT dezanove e da Fnac Portugal, que exibirá alguns filmes nas suas lojas espalhadas pelo país.

 

 Conheça aqui a seleção oficial do PUFF

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Janeiras em Portimão

Portimão vai cantar as Janeiras e não faltará bolo rei e jeropiga

As Janeiras vão soar na alameda da Praça da República, em Portimão, no sábado,

Sul Informação

Jovem inglês fica ferido em queda de falésia na Praia da Rocha

Um jovem inglês de 17 anos ficou ferido esta madrugada, cerca das 3h00, na

Sul Informação

Salva-vidas de Ferragudo resgata dois passageiros de embarcação marítimo-turística

O salva-vidas de Ferragudo resgatou, esta quarta-feira, 23 de Agosto, dois passageiros de uma